Economia

Novo presidente do IBGE sugere criação de frente parlamentar de estatística

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, afirmou nesta quarta-feira, 22, que a atuação do órgão dá uma importante contribuição à democracia, uma vez que a informação "é um bem público", e defendeu a criação de uma frente parlamentar de estatística. "O IBGE é um remédio para democracia sem eficiência", afirmou Castro durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto.

"Estamos representando essa instituição, que contribui para a construção e consolidação da democracia, que está comemorando 80 anos de uma longa e profícua existência", disse o presidente do IBGE. "A tarefa é grandiosa", complementou.

Rabello de Castro sugeriu ainda a criação de uma frente parlamentar de estatística, que poderia levar o IBGE a dar contribuições também ao campo político. "Já combinei, entre idas à Câmara e ao Senado, para que a gente possa dar apoio, para que contem com o IBGE para começar quem sabe uma frente parlamentar de estatística", disse.

O novo presidente do instituto disse ainda que Wasmália Bivar, que estava no posto até então, vai permanecer nos quadros do IBGE, onde fez sua carreira. Wasmália também vai continuar na presidência da Comissão de Estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU), posto assumido pelo Brasil (por meio do IBGE) em março deste ano.

Rabello Castro foi elogiado pelo presidente em exercício Michel Temer, de quem é próximo, por sua formação "intelectual, cultural e política".

Pontos moeda