Economia

Primeira Conferência Internacional de Portos será realizada em Vitória

Evento será realizado entre segunda (03) e quarta-feira (05). Estarão presentes quatro especialistas de renome internacional, que vão debater temas atuais do setor

Atividade portuária estará em debate na semana que vem Foto: Divulgação

Na próxima semana, Vitória será o ponto de encontro de autoridades e especialistas do setor marítimo portuário de renome internacional. Entre segunda (03) e quarta-feira (05) será realizada a 1ª Conferência Internacional de Portos, no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, na capital.

Com o tema "Transporte Marítimo Portuário - Desafios e Expectativas", o evento pretende analisar os vários cenários com que o mundo irá se defrontar nos próximos anos e suas repercussões - entre eles a posição do governo dos Estados Unidos frente às atuais políticas de globalização, a saída do Reino Unido da União Europeia (o chamado Brexit) e a mudança do perfil da frota dos navios porta contêineres e as estratégias de mercado das empresas de navegação.

Para debater esses temas, estarão presentes quatro especialistas de renome internacional no setor portuário, que além de atuarem diretamente na área, são professores universitários. De acordo com a organização, também estarão presentes na conferência representantes do Ministério dos Transportes, da Secretaria Nacional de Portos e do Ministério do Planejamento, além dos presidentes da Companhias Docas do Brasil e de diretores e dirigentes de portos privados.

O objetivo do evento é contribuir para que o Espírito Santo consiga reunir a sociedade em torno do debate de temas pertinentes aos seus negócios e que envolve toda a sua população, além de levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada sobre as potencialidades e desafios do complexo portuário capixaba, a partir dos debates propiciados pelas conferências durante o evento. O público-alvo são instituições públicas e privadas ligadas ao setor marítimo portuário.

De acordo com Enildo Moreira Ferreira, da Superintendência Geral de Projetos (Supger) da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), um evento desse tipo é importante para inserir o Espírito Santo no contexto nacional do setor portuário. Segundo Ferreira, a ideia é que o evento seja organizado de dois em dois anos, em locais diferentes.

"O Espírito Santo não é o maior estado do Sudeste, mas temos condições de estar na vanguarda de grandes projetos da área portuária. O Estado faz acontecer, está sempre inovando e é sempre muito elogiado lá fora. E essa conferência pretende demonstrar o que vem sendo feito na atividade portuária do Espírito Santo, as operações que temos e onde podemos chegar. Outros estados gostariam de sediar esse evento, mas sua primeira edição será realizada no Espírito Santo", destacou.

O evento é organizado pela Codesa em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica, com realização da Vila Produções e Eventos. Durante a conferência, será inaugurado o sistema VTMS, uma tecnologia que permite fazer o monitoramento da entrada de embarcações no Porto de Vitória sem que seja necessário interromper as operações. Na ocasião, também será inaugurado o Centro de Formação Tecnológica do Ifes.

Palestrantes

Dr. Shuo Ma: Professor Dr. Shuo Ma é Vice-Reitor da Universidade Marítima Mundial, de Malmo. Vice-reitor (Académico) da Universidade Marítima Mundial, da Organização Marítima Internacional - IMO e especialista reconhecido a nível mundial em matéria de Gestão Portuária, sendo responsável pelo programa de Mestrado em Shipping e Gestão Portuária, daquela Universidade, sendo ainda diretor de dois programas de Mestrado na República Popular da China. Dr. Ma é Doutorado em Economia pela Universidade de Paris.

 

Dr. José Luis Estrada Llaquet: Doutor Ingeniero de Caminos, Canales y Puertos (Universidade Politécnica de Madrid 2007). Fellow do Programa de Estudos Avançados. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT 1998) Diplomado em Direcção Geral pelo Instituto de Estudos Superiores da Empresa (IESE 1991 e 1994). Experiência profissional com mais de quarenta anos em engenharia, planejamento, gestão e direção em empresas e empresas dedicadas aos portos, transportes e logística. Manteve esta actividade em simultâneo com uma docência e uma presença activa em organizações internacionais de portos.

 

Dr. Fernando Cruz Gonçalves: Oficial da Marinha Mercante, Especialista em Economia Marítimo-Portuária (ENIDH/ Escola Naval/ ISCIA), Mestre em Maritime Management and Transport Economics (ITMMA – Univ. Antuérpia), MBA em Gestão Logística (IST - Instituto Superior Técnico), Pós-graduado em Gestão do Transporte Rodoviário de Mercadorias e Gestão Logística (ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão), Pós-graduado em Gestão do Transporte Marítimo e Gestão Portuária (ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão), Licenciado em Administração e Gestão Marítima (ENIDH - Escola Náutica Infante D. Henrique), Licenciado em Gestão e Tecnologias Marítimas (ENIDH - Escola Náutica Infante D. Henrique), Bacharel em Pilotagem (ENIDH - Escola Náutica Infante D. Henrique). Professor do Departamento de Gestão e Logística da Escola Náutica Infante D. Henrique, sendo responsável pela docência de disciplinas na área da Gestão e da Economia Marítima e Portuária. Consultor em Transportes, Portos e Logística em diversos projetos e estudos realizados no âmbito empresarial e de programas cofinanciados pela Comissão Europeia. Autor e coautor de diversas publicações na área da Gestão, Economia dos Transportes e Logística.

Dr. Eduardo da Silva Martins: Licenciado em Finanças pelo ISCEF. Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG, Especialista na área da Gestão e Administração/Ciências de Gestão, pela ENIDH. Frequência do programa de Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada, no ISCTE-IUL, na INDEG Business School; docente coordenador do ISCIA, responsável pelo Departamento de Tecnologias do Mar (DETMAR), pela formação para os transportes, a logística e a segurança marítima e portuária e coordenador do Mestrado em Gestão Portuária; foi Presidente do Conselho de Administração do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Membro do CA da Administração do Porto de Lisboa, Membro do Conselho de Administração da Agência Europeia de Segurança Marítima, Presidente do Instituto Marítimo-Portuário, Diretor Geral de Portos, Navegação e Transportes Marítimo, Presidente da Comissão de Emergência para o Transporte Marítimo e Presidente da Associação de Portos de Portugal, entre outras funções.

Programação

 

Pontos moeda