Economia

Fenaprevi vai levar proposta de reforma da Previdência a pré-candidatos

Redação Folha Vitória

O presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), Edson Franco, disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, que levará a todos os pré-candidatos à Presidência da República a sua proposta de reforma da Previdência, apresentada há um ano e meio ao governo.

"Na verdade, vamos reforçar para os pré-candidatos uma proposta que já apresentamos ao governo há um ano e meio atrás", disse o executivo durante o IX Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada que acontece nesta terça-feira em São Paulo.

Franco disse que a entidade defende uma reforma paramétrica da Previdência mas que é preciso também que se promova uma reforma estrutural. Isso significa uma proposta para a previdência pública única e universal para novos entrantes.

"Não se deve fazer uma reforma para os que já estão no mercado e que entendem que já têm direitos adquiridos", explicou o presidente da Fenaprevi alegando que pessoas que nunca estiveram no mercado são mais propensos a aceitar uma nova reforma por não terem a pretensão de direitos adquiridos.

Perguntado se o porcentual de 51% dos brasileiros que ainda avalia como sustentável o sistema previdenciário não embutiria um grau de ideologia e desejo pela manutenção de privilégios dado que neste grupo estão as pessoas com maior grau de escolaridade, Franco disse entender que é mais por uma afronta ao atual governo.

Para ele, qualquer informação que vem deste governo as pessoas, independentemente de ideologia partidária acaba por contrariar. "Tanto que do mesmo universo pesquisado 43% diz ser necessária a reforma da Previdência", disse.

Pontos moeda