Economia

Receita paga primeiro lote de restituição do IR 2019 nesta segunda

Os contribuintes podem consultar se foram contemplados no primeiro lote acessando o site da Receita Federal

Foto: Agência Brasil

A Receita Federal faz, nesta segunda-feira (17), o depósito do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2019. Este lote contempla os idosos acima de 80 anos e contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave. O dinheiro será disponibilizado para 2.573.186 brasileiros e soma R$ 5,1 bilhões.

Após ser depositada, a restituição ficará disponível no banco durante o período de um ano. Se o contribuinte não fizer o saque no prazo, deverá solicitar o montante pela, mediante o Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Próximos lotes
Os próximos lotes serão definidos de acordo com a data de entrega da declaração do Imposto de Renda, ou seja, quem entregou nas primeiras semanas receberá a restituição nos primeiros lotes.

Os contribuintes podem consultar se foram contemplados no primeiro lote acessando o site da Receita Federal. A consulta também pode ser feita por meio do Receitafone, pelo número 146. 

Foto: Divulgação


Pontos moeda