Economia

Dia Livre de Impostos: produtos serão vendidos com até 50% de desconto nesta quinta. Saiba mais!

Por causa da pandemia, a 14ª edição do Dia Livre de Impostos será online

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (04), lojistas da Grande Vitória vão comercializar produtos sem o valor dos impostos embutidos. Com isso, os consumidores poderão comprar com até 50% de desconto. 

Por causa da pandemia do novo coronavírus e para evitar aglomerações nas lojas físicas, a 14ª edição do Dia Livre de Impostos acontecerá online. Estabelecimentos comerciais do Shopping Vitória e do Shopping Vila Velha são alguns dos participantes da campanha.

As lojas também estão sendo incentivadas a venderem nas modalidades delivery, quando o cliente encomenda e recebe o produto em casa, drive-thru, quando o cliente retira o produto no estacionamento da loja, e takeaway, quando o cliente vai até a loja apenas para retirar o produto. 

Na Grande Vitória, a ação é realizada pela CDL Jovem Vitória para chamar a atenção da população sobre os altos valores da carga tributária brasileira. A programação nacional acontecerá em 108 cidades do país distribuídas em 18 estados e no Distrito Federal.

A data é promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem. O valor dos tributos será pago pelas lojas patrocinadoras, mas não repassados aos consumidores.

Para facilitar a busca pelas lojas que participam do movimento virtual foi criado um site, em que os consumidores capixabas poderão conferir todos os produtos que estão em desconto.  

De acordo com o presidente da CDL Jovem Vitória, Márcio Merçoni, a data tem como objetivo sensibilizar as autoridades sobre a necessidade de realizar reformas no sistema de tributação do País. 

“Com a pandemia do novo coronavírus, os lojistas ficam ainda mais prejudicados com o modelo fiscal que vigora no País. E os consumidores também, uma vez que o poder aquisitivo de milhões de brasileiros foi comprometido com essa crise e a tributação excessiva limita ainda mais o poder de compra da população. O Dia Livre de Impostos foi criado para manifestar toda a insatisfação com o alto custo da tributação nos produtos e serviços comercializados no Brasil, assim como para refletir sobre o destino dado à arrecadação dos impostos”, afirma. 

Impostos no Brasil

De acordo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), somente a partir de 2 de junho, passados 153 dias do início do ano, a população começa a utilizar os salários em seu benefício. Ou seja, trabalha cinco meses por ano para pagar impostos.

Ainda de acordo com o órgão, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos. E está em último lugar como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

Pontos moeda