Economia

Setor de serviços prestados às famílias tem queda de 14% em abril no Espírito Santo

Os serviços prestados às famílias, que engloba o segmento de alimentação, teve queda registrada pelo IBGE, 65% no Brasil e de 58% no estado, comparado a abril de 2019

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números do setor de serviços no Brasil. No mês de abril, houve uma queda de 17%, na comparação com abril do ano passado. Já com relação ao último mês de março a queda foi de quase 12% no pior desempenho desde 2011. 

No Espírito Santo, a redução foi de 4,4% sobre março, e de 14% comparado a abril de 2019. O segmento mais afetado foi o de serviços prestados à família, como o de alimentação, que caiu 65% no país e 58% no estado.

Um exemplo do impacto da pandemia no setor de serviços, é o caso de um restaurante na Praia do Canto, em Vitória, onde o movimento caiu 70% após o isolamento social. Lídio Afonso, que administra o estabelecimento há 23 anos, afirma que nunca viu nada igual. Além disso, no restaurante do Afonso, a redução na atividade econômica resultou na demissão de 7 dos 13 funcionários com carteira assinada. "Atualmente, estamos com apenas 6 funcionários de carteira assinada. Fomos dando férias e demitindo aos poucos para tentar nos mantermos".

Na última quarta-feira, o IBGE divulgou números que não deixam dúvidas sobre a crise no setor de serviços. Em abril, em todo o Brasil, houve redução de 17% na atividade em comparação com abril do ano passado, e queda de quase 12% na comparação com março. É o pior desempenho desde 2011.

No entanto, no Espírito Santo, a redução registrada foi menor do que a média nacional: 14%, se comparado a abril de 2019, e cerca de 4,4% na comparação com o último mês de março.

A economista Arilda Teixeira informou que por mais que o impacto tenha sido menor no Espírito Santo, os números em geral são ruins e indicam recessão econômica no país. A economista reforçou que esse dado é preocupante porque o consumo das famílias representa 70% do PIB brasileiro. "Nós já estamos vivento uma depressão econômica e os números indicam isso. Se vamos permanecer e por quanto tempo permaneceremos, ainda não dá para saber. Isso porque a pandemia não está resolvida". 

PIB do Espírito Santo tem queda de 1,2% no primeiro trimestre

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória / Record TV


Pontos moeda