Fábrica em São Mateus vai produzir micro-ônibus mais sustentável

Economia

Fábrica em São Mateus vai produzir micro-ônibus mais sustentável

O automóvel da empresa Marcopolo será fabricado com o uso de materiais que agridem menos o meio ambiente; a produção começou no final de maio

Foto: Divulgação Volare

A fábrica da empresa Volare, pertencente à Marcopolo, na cidade de São Mateus, Norte do Espírito Santo, começou no final do mês de maio, a produção de uma nova linha de micro-ônibus, o New Attack. O automóvel é fabricado com o uso de materiais que agridem menos o meio ambiente. 

Geralmente construídos com materiais provenientes de fibras de vidro, no caso do New Attack, serão usados plásticos de engenharia, que são uma mistura de plásticos desenvolvidos para poluir menos.

O objetivo da linha New Attack é reforçar e ampliar a liderança do mercado nacional da Volare, como explicou a gerente nacional de vendas da empresa Sidnei Vargas.

“Com elevados padrões de qualidade, segurança e acabamento, oferecemos ao mercado modelos que entregam, ao mesmo tempo, sofisticação e conforto, robustez e eficiência, e melhor relação custo/benefício.” 

Segundo a assessoria responsável pela comunicação da empresa, para além dos efeitos positivos na economia, o veículo é mais seguro, tanto para o transporte, quanto em casos de eventuais colisões.

"É uma propriedade que garante mais proteção, mais fácil de limpar, um melhor acabamento, e é reciclável", ponderou.

Além de São Mateus, a cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, terá a produção do veículo. Ambas empresas possuem qualidade e tecnologia avançada.

Foto: Divulgação Volare

Impacto da pandemia na produção de ônibus

O diretor de Operações Comerciais MI e Marketing, Ricardo Portolan destacou que apesar do momento desafiador em que a indústria brasileira de ônibus foi fortemente impactada pela pandemia, o segmento de micro-ônibus ofereceu grandes oportunidades de negócio.

"Fechamos o ano de 2020, por exemplo, com 2.251 unidades produzidas. A Marcopolo, por meio da Volare, consolida sua estratégia de aliar tecnologia e otimização de engenharia e gestão fabril para aprimorar ainda mais os nossos veículos e introduzir novos produtos e tendências no mercado”, ressaltou Ricardo.

Composição do micro-ônibus

Nas versões Escolar, Executivo, Fretamento, Rural e Unidades Especiais, com largura de 2.200mm e 2.320mm, e capacidade para transportar até 44 passageiros, de acordo com a configuração, a linha New Attack é composta por modelos robustos e resistentes projetados para oferecer agilidade e segurança no transporte de passageiros desde centros urbanos até para uso em aplicações severas.

Um diferencial da nova linha que proporciona maior versatilidade de acordo com a aplicação do cliente é a disponibilidade de opções de altura de saia: city, standard e rural, esta exclusiva do modelo New Attack 8.

A linha New Attack apresenta maior vida útil da bateria e menor consumo de combustível. Mantém o robusto e durável powertrain, com opções de motorização Cummins ISF 3.8 de 152 e 162 cv de potência, e Mercedes-Benz OM 924 LA, com 156 cv, freio com sistema eletropneumático e tanque de combustível de 150 litros.

Os veículos possuem conjuntos ópticos em LED, com farol de neblina e DRL opcionais, proporcionando durabilidade superior em comparação à lâmpada convencional. Internamente, os modelos oferecem padrões elevados de conforto, isolamento termoacústico, otimização do espaço e ergonomia, atributos já reconhecidos pelo mercado e pelos passageiros. 

Os veículos contaram com uma variedade de opções de poltronas e entre os opcionais estão porta-copos, descansa-pés integrados e cinto de segurança retrátil. Também são equipados com sistema de ar-condicionado exclusivo, com melhor direcionamento do fluxo de ar e saídas individuais localizadas no porta-focos. O novo painel de instrumentos adota conceitos automotivos, com fácil acesso e leitura, com volante, alavanca de câmbio e comandos instalados ergonomicamente.