Economia

Live traz alternativas para empresas e organizações se reinventarem na pandemia no ES

Encontro promovido pelo blog Gestão e Resultados, nesta terça-feira (15), trouxe referências dos setores público e privado que vão destacar como as organizações se reinventaram no Espírito Santo

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Da esquerda para a direita, Robson de Almeida (presidente da Fundaes), Paulo Wanick (ArcelorMittal), Guerino Balestrassi (prefeito de Colatina) e Getúlio Apolinário (blog Gestão e Resultados)

O blog Gestão e Resultados do Folha Vitória, promoveu uma live que mostrou e debateu sobre os caminhos alternativos e boas práticas desenvolvidas por empresas ao longo deste contexto de crise no atual cenário. Além disso, os participantes falaram sobre desafios para as empresas no Espírito Santo e no Brasil devido à pandemia do novo coronavírus, que se estende há mais de um ano. O encontro foi transmitido pelo portal do Sebrae-ES, com acesso gratuito.

A iniciativa, que marca as comemorações de uma década de criação da plataforma comandada pelo consultor organizacional Getúlio Apolinário Ferreira, tem como parceiros a Rede Vitória e o Folha Vitória. 

A novidade é que o encontro teve a participação de nomes de destaque dos três setores econômicos: público, privado e o das organizações civis. 

Entre os debatedores estão o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (representando o poder público) e Paulo Wanick, diretor de Finanças, Estratégia e Riscos e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil, falando pela iniciativa privada. 

O terceiro setor foi representado por Robson de Almeida Melo e Silva, presidente-executivo da Federação do Terceiro Setor do Estado do Espírito Santo (Fundaes).

"O conceito desta reunião é a junção dessas três forças. Como representante do terceiro setor, que é aquele que engloba entidades e fundações sem fins lucrativos, vou enfatizar sua importância e de como a sociedade não pode dispensar esse segmento. No último ano de pandemia isso ficou ainda mais evidente", sintetiza Robson.

Retorno para a sociedade

Silva explica que a atuação do terceiro setor sempre se destacou principalmente quando se tratava de complementar políticas públicas oferecidas por prefeituras, Estados e pelo Governo Federal ou para suprir a falta delas. 

Com a economia sendo duramente afetada pelo coronavírus, entidades relacionadas à promoção da saúde, apoio à educação, defesa do meio ambiente, como Acacci (Associação Capixaba contra o Câncer Infantil), Asilo dos Velhos de Vitória, hospitais filantrópicos,  tiveram ainda mais protagonismo. 

"O desafio hoje é continuar a nossa conversa com as redes públicas e privadas  num cenário onde as receitas estão diminuindo pois a demanda social cresceu. A primeira postura é nos afastarmos daquele estereótipo de que só estamos querendo pedir, vivendo passando com o pires na mão. Irei demonstrar que fazemos a diferença sim, inclusive no quesito financeiro", explica.

Ele adianta um desses tópicos. Num estudo feito em 2018 pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), para cada R$ 1 de isenção tributária do INSS que o Estado investe nas entidades, essas entidades devolvem para a sociedade em serviços e atendimentos quase R$ 7. 

"Esta isenção retorna em formato de bolsas de estudo, tratamentos especializados em saúde, acompanhamento social da terceira idade, desenvolvimento de projetos de energia verde, entre outros benefícios", sintetiza. 

Live

“Desafios da Gestão em Ambientes Focados em Resultados”:  live comemorativa dos 10 anos do Blog Gestão e Resultados com o consultor/moderador Getúlio Apolinário Ferreira

Quando: nesta terça-feira (15), das 18h às 20h. Transmissão no Facebook do Folha Vitória e também no site do Sebrae

Quanto: gratuito.

Inscrição: Clique neste link (https://loja.sebraees.com.br/loja/evento/332156595-live--desafios-da-gestao-em-ambientes-focados-em-resultados) e será direcionado ao portal LOJA SEBRAE ES na página do evento. Em seguida, selecione o botão GRATUITO (adicionar ao carrinho) e fazer o login. Caso não tenha o cadastro do Sebrae, preencha os dados solicitados. Através deste cadastro será possível o recebimento do Certificado de Participação nesta live.

Público-alvo: gestores, executivos, líderes empresariais e empreendedores. 

Parceiros: Sebrae-ES, Fundaes, ArcelorMittal, Rede Vitória, Folha Vitória, DVF, Avantik, Prefeitura Municipal de Colatina, Cebict, ABQ, Qualitymark, UBQ, UBQ-ES, IBEF-ES, Crea-ES, Mútua, Rotary Vitória, Findeslab, Sindifer, CDMEC, Qualiart, Universidade de Vila Velha (UVV). 



Pontos moeda