Economia

Prestes a completar 80 anos, Buaiz Alimentos investe R$ 5 milhões e planeja expansão

A ideia é ampliar a eficiência e a produtividade, com modernização de estruturas e investimentos em novas áreas para futuras expansões

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Prestes a completar 80 anos, a Buaiz Alimentos, empresa capixaba que atua na fabricação de farinha de trigo, café e mistura para bolos, tem implementado, em 2021, diversos projetos, em diferentes áreas. A ideia é ampliar a eficiência e a produtividade, com modernização de estruturas e investimentos em novas áreas para futuras expansões. Ao todo, estão previstos investimentos na ordem de R$ 5 milhões.

Uma das novidades é a aquisição de um terreno de 3 mil metros quadrados, onde funcionava a Technip em Vila Velha, localizado próximo ao Centro de Distribuição de São Torquato. A estratégia, segundo a empresa, é ampliar sua capacidade de armazenamento e de estoque de matéria-prima, além de ser um local para abrigar novos negócios. O espaço tem capacidade para armazenar até 1,5 mil toneladas de produtos e está operando desde março.

Segundo a diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, a compra do terreno está inserida em um projeto mais amplo, com ações de médio e longo prazo, mas também em uma operação já iniciada, que busca implementar melhorias em toda a operação logística da empresa.

“O crescimento sustentável da Buaiz Alimentos segue ancorado em um planejamento de longo prazo, que permitirá a implantação de novos projetos, com foco na conquista de diferentes mercados e frentes de trabalho”, afirma.

Segundo ela, entre os projetos desenvolvidos, estão soluções como a roteirização automática das entregas, o que permite que um sistema de geolocalização e construído com ferramentas de TI integre todas as etapas – da separação da carga à rota – reduzindo custos e garantindo mais eficiência e agilidade.

Também com foco na modernização da estrutura de suas unidades, a Buaiz Alimentos deu início à restauração, reforma e revitalização dos silos para armazenamento da farinha de trigo, localizados no Centro de Vitória. Uma empresa especializada em manutenção de silos foi contratada e, nos próximos três meses, estará à frente do projeto.

“Investimos em novos equipamentos, que aumentaram em 35% a capacidade de moagem de trigo na planta localizada no Centro de Vitória. Agora, estamos na etapa de restauração de toda a estrutura dos silos, tornando ainda mais moderno o nosso parque industrial. São projetos que contribuem para reforçar nosso posicionamento diferenciado no mercado”, explica Eduarda Buaiz.

Ainda de acordo com a empresa, a reforma dos silos também será inserida no projeto de revitalização do Centro de Vitória, já que a ideia é aproveitar a restauração e fazer intervenções artísticas na estrutura vertical, contribuindo com impacto visual do espaço urbano.

Foto: Divulgação

Inovação

No campo da inovação, já está em fase de implementação uma solução desenvolvida por uma start-up capixaba, a Tractian, que garante o monitoramento de máquinas no moinho, em tempo real, com foco na manutenção preditiva. 

Segundo a Buaiz Alimentos, o dispositivo traz mais confiabilidade ao processo, agilizando a análise de informações e evitando paradas na produção, o que impacta positivamente a produtividade.

“Nossos investimentos em tecnologia são permanentes e buscam inserir, cada vez mais, a Buaiz Alimentos dentro da indústria 4.0. O uso dessa solução capixaba reforça também nossa parceria com fornecedores locais, e a experiência tem sido bastante positiva”, pontua Eduarda.

Outros projetos com previsão de implantação até o final do ano fazem parte da estratégia de investimentos em inovação da Buaiz Alimentos. Uma solução baseada em inteligência artificial está sendo desenvolvida com foco no trabalho de gestão de trade marketing, o que irá proporcionar mais agilidade e confiabilidade aos processos dos promotores de venda junto aos clientes.

Para o consumidor final, a empresa está em fase de criação de uma assistente virtual inteligente, integrando todos os canais de comunicação (site, facebook e instagram), e contribuindo para melhorias no atendimento e na experiência do consumidor.

Na área industrial, a Buaiz Alimentos está adquirindo um novo equipamento na linha de sacaria para paletização dos produtos de pré-massa, o que tornará o processo ainda mais eficiente e ágil. 

Outra iniciativa que começa neste ano é a construção de um amplo e moderno refeitório para os colaboradores que atuam na Planta 1, no Centro de Vitória. O novo espaço será construído em um mezanino, onde atualmente está o pátio de envaze. O projeto prevê também uma nova área de envaze e um centro de operações, cujas obras devem ser iniciadas em 2022.

Novidades para clientes e consumidores

A Buaiz Alimentos tem buscado também incorporar novas receitas e produtos ao seu portfólio, antecipando tendências, realizando pesquisas e desenvolvendo novidades. Segundo a empresa, a linha industrial de farinha e pré-massa já está com novo design e a farinha de trigo 'Numero Um' também passará por modernização das embalagens no segundo semestre deste ano. Também neste período, a Buaiz lançará novos produtos e sabores na linha de mistura para bolo.

“Nossas instalações receberam investimentos em tecnologia de ponta nos últimos anos e estamos preparados para atender as novas demandas do mercado. Por isso, estamos aproveitando os 80 anos para colocar em prática novos projetos. Todos os nossos produtos já estão com selo comemorativo de 80 anos em suas embalagens. Dois novos sabores de mistura para bolo estão em fase de finalização de desenvolvimento e chegará as prateleiras até o final do ano”.
Pontos moeda