Economia

Cashback ou desconto? Saiba o que é mais vantajoso na hora das compras

Muitas empresas oferecem programas de fidelidade ligados aos populares "descontos". Mas poupas pessoas entendem a diferença entre eles? O Folha Vitória ouviu especialistas para te ajudar a economizar

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Você certamente já ouviu o termo "cashback" quando estava à procura de algum produto novo. Mas você sabe o que ele significa na prática? A expressão em inglês é traduzida como "dinheiro de volta". Frequentemente encontrado no comércio e em sites de vendas, muitos consumidores confundem o "cashback" com os descontos.

O "cashback" é uma forma das lojas incentivarem os clientes a comprarem. Ao adquirir um produto, o consumidor recebe um percentual do valor da compra de volta. Algumas empresas estabelecem regras para esse reembolso, como só poder ser retirado após um limite mínimo de compra ou mesmo após uma nova compra. 

LEIA TAMBÉM: Governadores e prefeitos seguram preços do transporte público e ampliam subsídios

Já os tradicionais descontos são aplicados diretamente no ato da compra. Alguns estabelecimentos oferecem os descontos na compra de uma determina quantidade de produtos ou valor mínimo de compra, por exemplo.

Outra diferença entre os dois serviços está na necessidade de um cadastro. Na maioria das empresas, para receber o "cashback" é preciso ter cadastro em um aplicativo ou na loja. Já o desconto não precisa deste cadastro para ser aplicado.

Afinal, qual é mais vantajoso para o consumidor? 

O economista Eduardo Araújo lembrou que tanto o "cashback" quanto o desconto têm como principal objetivo atrair e fidelizar os clientes. Segundo ele, ambos têm pontos positivos e negativos. Os descontos são mais simples para o consumidor, já no caso do "cashback", os clientes podem utilizar os créditos em outras lojas.  

"O cashback é uma modalidade que, em vez de entregar pontos para o consumidor na hora de fazer compras, ela entrega crédito para que ele possa aplicar esse recurso em outros lugares ou mesmo na própria loja. Já o desconto é mais simples. Você consegue negociar na hora da compra, não tem que fazer cadastro, não tem que esperar", disse.

LEIA TAMBÉM: Semana começa com temperaturas mais baixas no ES. Veja a previsão do tempo

Ele lembrou, no entanto, que é preciso ficar atento as informações pessoais que são utilizadas nos cadastros dos aplicativos que oferecem o serviço de "cashback". 

"É muito intensaste a pessoa poder ter dinheiro de volta. Porém, muitas vezes é preciso fornecer dados pessoais para receber o dinheiro de volta. Em algumas empresas, esse processo não fica muito transparente. O consumidor pode, por exemplo, receber ligações das empresas oferecendo serviços. Precisa estar muito atento, verificar se não está sujeito a transtorno futuro", destacou.  

O especialista em tecnologia e responsável pelo blog Folha Digital, Jackson Galvani, lembra que antes de as pessoas fazerem qualquer compra online por meio do "cashback", é preciso se certificar que a loja é parceira do serviço. 

"Esse ponto é importante, pois não é qualquer loja que está cadastrada no sistema de cashback. Ao realizar a compra você precisará esperar a confirmação da empresa e esse processo poderá demorar alguns dias. Portanto, é extremamente importante verificar a autenticidade da loja online e suas políticas de segurança da informação", orienta.

LEIA TAMBÉM: Quinta de São João: 23 apostas do ES acertam quatro dezenas e vão receber R$ 7 mil cada

A era digital trouxe uma série de oportunidades para facilitar a maneira como consumimos. O aumento da quantidade de dados circulando, no entanto, também fez com que os ataques cibernéticos se tornassem um risco mais próximo da nossa realizada, causando grandes estragos.

"Qualquer pessoa pode estar vulnerável aos cibercrimes e, por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto é internet. Com a compra de aparelhos eletrônicos facilitada e a internet mais acessível, precisamos ter mais cautela ao utilizar essas ferramentas", destacou Jackson. 

LEIA TAMBÉM: Preço médio do diesel supera o da gasolina pela primeira vez, indica ANP

Jackson e Eduardo lembram que o "cashback" é um sistema feito para incentivar as compras por impulso, por isso, além dos cuidados com a segurança, também é preciso ficar atento aos gastos desnecessários. 

Veja algumas dicas para evitar golpes com cashback ou descontos

- Sempre use antivírus e o mantenha atualizado;

- Cuidado com ofertas muito vantajosas: o barato pode sair caro!

- Existem inúmeros exemplos de ações criminosas que colocam em risco informações sigilosas de pessoas e empresas. Estou falando de nós, é isso mesmo! Eu e você, a sua empresa, a minha empresa, a proteção digital das nossas famílias e um monte de outras coisas. O “desastre” causado por um ataque cibernético é grande, e pode trazer danos financeiros de proporções irreversíveis. Afinal, a segurança da informação é um ativo altamente valioso em eras digitais.

Conheça aplicativos para conseguir o seu dinheiro de volta

Existem infinidades de empresas que oferecem o "cashback" para os clientes. Grande parte fazem parcerias com aplicativos, bancos e outras empresas para devolver o dinheiro ao consumidor. O Folha Vitória listou alguns aplicativos em que é possível resgatar o dinheiro após compras.

- Méliuz

- Beblue

- PicPay

- Ame Digital

- Cashback World

- Mooba

Pontos moeda