Economia

Lagarde vê crescimento econômico abaixo do esperado

Redação Folha Vitória

Paris - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, sugeriu que a instituição pode estar se preparando para reduzir as projeções de crescimento global. Lagarde alertou durante conferência no domingo que a aceleração da economia vai acelerar nos próximos 18 meses, mas que esse crescimento não será tão rápido como se esperava.

Lagarde afirmou que os investimentos públicos foram inesperadamente fracos no início deste ano, embora eles devam melhorar neste segundo semestre e ganhar força em 2015. Os países em desenvolvimento também não cresceram tão rápido quanto se esperava, acrescentou.

Ela também chamou atenção para os EUA. Para a diretora-gerente do FMI, a recuperação econômica norte-americana depende da capacidade de o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) reduzir gradualmente as medidas de estímulos e de os políticos alcançarem um acordo para um plano fiscal.

O FMI irá atualizar suas projeções de crescimento global neste mês. Em abril, a instituição estimou uma expansão de 3,6% para este ano e de 3,9% para o próximo. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda