Economia

Austrália: BC não descarta novos cortes nos juros, mas alerta para riscos

Redação Folha Vitória

Sidney - O presidente do banco central da Austrália, Glenn Stevens, disse que mais cortes nas taxas básicas de juros continua sendo uma opção, mas acrescentou que manter o patamar baixo poderia em algum momento gerar perigo para a economia.

"Não é suficientemente bom simplesmente dizer que sinais de enfraquecimento necessariamente resultariam em novos cortes nos juros, sem considerar os riscos de longo prazo envolvidos, comentou Stevens.

Essa é a segunda vez nas últimas semanas que Stevens apontou para a possibilidade de redução nos juros, que atualmente estão em 2,0% ao ano, ao mesmo tempo em que reconhece que novo relaxamento pode levar os preços dos imóveis a níveis insustentáveis.

O Banco da Reserva da Austrália cortou as taxas de juros duas vezes neste ano, reagindo à perda de fôlego da economia com a queda nos preços das commodities, o fim de um "boom" de investimentos em mineração e um abrandamento no crescimento de seu maior parceiro comercial, a China.

A redução nas taxas ajudou a impulsionar os preços de imóveis principalmente em Sidney, o que levou o órgão regulador do setor bancário a recentemente tentar conter a concessão de financiamento a investidores do setor.

Segundo Stevens, até o momento, o crescimento do crédito não chegou a níveis que poderiam sugerir que as condições do mercado imobiliário "foram longe demais". Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda