Economia

BCE está disposto a usar instrumentos para mitigar impacto da Grécia, diz Visco

Redação Folha Vitória

Roma - O Banco Central Europeu (BCE) está disposto a usar todos os instrumentos disponíveis para mitigar o possível impacto da crise da Grécia, afirmou hoje Ignazio Visco, integrante do conselho diretor do BCE. Segundo Visco, é necessário que o BCE age de forma rápida e ordenada para encontrar uma solução dentro da zona do euro e evitar tensões internacionais.

"A estabilidade da União Monetária e Econômica não pode ser posta em dúvida por quaisquer dificuldades de um único país", disse Visco, durante conferência bancária em Roma.

Visco, que também é presidente do Banco Central da Itália, ressaltou que a crise grega tem tido um impacto limitado nos mercados até o momento, mas acrescentou que pode vir a ter "repercussões mais sérias se reacender preocupações entre os investidores internacionais de que o euro não é irreversível".

Neste caso, disse Visco, "será necessária uma ação coordenada, tanto das autoridades nacionais quanto europeias".

A Grécia recebeu ontem dos líderes europeus um ultimato até domingo (12) para chegar a um acordo de ajuda com seus credores internacionais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda