Economia

China abre investigação sobre forte queda de ontem nos mercados acionários

O órgão informou que formou uma equipe para conduzir a investigação com base em evidências das bolsas e do público. O regulador não deu mais detalhes

Redação Folha Vitória
A  Bolsa de Xangai sofreu um tombo de 8,5% Foto: ​Reprodução

Pequim - A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China anunciou hoje que abriu uma investigação sobre a forte onda de liquidação que atingiu os mercados acionários do país ontem.

Em comunicado, o órgão informou que formou uma equipe para conduzir a investigação com base em evidências das bolsas e do público. O regulador não deu mais detalhes sobre como será a investigação.

No pregão da segunda-feira, a Bolsa de Xangai sofreu um tombo de 8,5%, o maior desde fevereiro de 2007. O mercado em Shenzhen, de menor abrangência, teve queda de 7%.

Segundo o porta-voz Zhang Xiaojun, o regulador não descarta a possibilidade de que grandes investidores individuais tenham provocado a queda coordenada das ações de forma "maliciosa", contribuindo para o forte recuo de ontem.

Nos negócios de hoje, o índice Xangai Composto fechou em baixa de 1,7%, enquanto o Shenzhen Composto recuou 2,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda