Economia

China apresenta política de estímulo ao comércio e deve elevar banda cambial

Redação Folha Vitória

Pequim - O Conselho Estatal da China apresentou nesta sexta-feira novas políticas para ajudar seu setor comercial neste momento de demanda fraca tanto dentro quanto fora do país. O comunicado do gabinete chinês também inclui o compromisso para manter o yuan "estável" e permitir um aumento na banda de negociações para a moeda chinesa.

O comunicado não dava detalhes sobre a banda cambial maior - uma política do governo mantida há tempos, que vem sendo adotada de maneira gradual.

O Banco Central da China estabelece diariamente uma taxa de referência para o yuan e atualmente permite que a moeda seja negociada 2% acima ou abaixo desse nível ante o dólar. Um yuan relativamente forte está prejudicando as exportações chinesas, que avançaram apenas 0,9% no primeiro semestre ante igual período do ano passado e ficaram abaixo do crescimento de dois dígitos de anos anteriores.

O gabinete chinês também disse que iria agir para regular e remover taxas relacionadas ao comércio e reduzir a burocracia, para melhorar a eficiência para o comércio exterior. Isso também deve favorecer mais os serviços financeiros e a emissão de crédito para exportações para as empresas menores, diz o comunicado oficial. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda