Economia

China vai prosseguir com medidas de resgate do mercado de ações, diz regulador

Redação Folha Vitória

Pequim - O governo chinês vai intensificar suas compras de ações em uma tentativa de sustentar o mercado de renda variável, disse Zhang Xiaojun, porta-voz da Comissão de Valores Mobiliários da China.

A informação surge após a maior onda de venda de ações no mercado acionário chinês em oito anos, que foi parcialmente desencadeada por especulações de que Pequim poderia retirar as medidas recentes de apoio aos mercados locais.

Segundo Xiaojun, a empresa de propriedade da agência reguladora, que tem comprado ações enfraquecidas, não saíra do mercado. Pelo contrário, comentou Xiaojun, acrescentando que a China Securities Finance Corp. vai "aumentar suas participações" em ações "em momentos apropriados". A companhia continuará a cumprir seu papel na "estabilização do mercado", destacou.

Xiaojun afirmou que o órgão regulador não exclui a possibilidade de que grandes acionistas individuais tenham coordenado vendas de ações "mal-intencionadas", que contribuíram para a retração de 8,5% da Bolsa de Xangai hoje. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda