Economia

Citigroup diz que pacote de ajuda para Grécia "provavelmente fracassará"

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Citigroup argumenta que o pacote de resgate de 86 bilhões de euros para a Grécia fechado com os credores do país tem problemas. Na avaliação da empresa de serviços financeiros, a iniciativa tem uma estrutura "fracamente elaborada". O Citi diz "suspeitar" que o terceiro pacote de ajuda ao país, como os anteriores, sofrerá com a implementação inadequada de reformas do lado da oferta, a reestruturação insuficiente da dívida e projeções macroeconômicas "excessivamente otimistas", reporta o Financial Times.

O Citigroup também questiona se pode haver um acordo suficiente de reestruturação da dívida. Para o banco, seria preciso haver um desconto no principal da dívida de 110 bilhões de euros (60% do PIB grego), para que a relação entre dívida e PIB da Grécia recuasse para 120% até 2022, o que dificilmente será politicamente aceitável, argumenta.

Em sua avaliação, o Citigroup diz acreditar que a Grécia deve acabar tendo de deixar o euro em algum momento. "O programa implica uma grande perda de soberania e tem pouca chance de tornar a posição da Grécia na zona do euro sustentável, em nossa visão."

Pontos moeda