Economia

Franquia internacional especializada em produtos para pets chega ao Espírito Santo

A primeira loja-piloto de Vitória deve ser aberta na praia do Canto em setembro. Plano de expansão para o Estado prevê 15 pet shops até 2020

Vitória terá primeira loja da franquia Petland em setembro Foto: Reprodução Facebook

O Brasil entrou na rota de crescimento da Petland, rede de franquias líder em comércio animais no mundo. Há um ano operando no país, a empresa vem conquistando novos empreendedores, e planeja crescer no pulverizado mercado de lojas de bairro, que corresponde a 69% do market share do segmento. O segredo da companhia é conquistar os clientes por meio da experiência de compra. Todas as lojas oferecem ambientes de socialização que permitem aos visitantes interagir com os pets.

Estabelecida em São Paulo, a Petland segue com o plano de ampliar a cobertura regional por meio de máster franquia.  A primeira loja-piloto de Vitória deve ser aberta na praia do Canto em setembro. “O plano de expansão para o Estado prevê 15 pet shops até 2020, entre lojas próprias e franquias”, antecipa Rodrigo Albuquerque, sócio-diretor da marca no Brasil. 

Para ser franqueado, o investimento começa em R$ 320 mil, com prazo de retorno entre 24 e 36 meses, levando em consideração faturamento de R$ 876/m², dependendo do tamanho da loja. Cinco funcionários é o mínimo estabelecido.

“Conhecemos a Petland através do site da ABF e, após algumas pesquisas, vimos que se trata de uma rede sólida em âmbito internacional e em plena expansão no Brasil. Nos identificamos com o modelo e com as boas práticas adotadas pela empresa, e acreditamos que o mercado pet ainda tem muito a evoluir no país”, diz Lucas Dalla, franqueado capixaba. Desde jovem ele teve uma convivência com animais pequenos e de grande porte pelo fato da família ter propriedade rural. O empresário investiu aproximadamente R$ 600 mil, considerando obras no imóvel e taxa de franquia.

Com dez lojas na capital paulista (seis em operação – dentre elas duas unidades próprias nos bairros de Campo Belo e Higienópolis – e quatro em construção), a meta da Petland é ter, somente na grande São Paulo, 302 unidades até 2020. “Toda operação fora de São Paulo é executada por um máster franqueado. No momento, temos lojas-piloto também em Salvador (BA), Curitiba (PR). O plano de expansão para a Bahia prevê 25 lojas e para o Paraná 40 lojas até 2020”, conta Albuquerque. A empresa está buscando empreendedores para franquias no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal e Pernambuco.

Inspirada na filosofia de entretenimento americana, a Petland foi fundada em 1967, com a ideia de potencializar a interatividade entre humano e animal. Em meados da década de 1970 a empresa iniciou seu processo de expansão via franquias e internacionalizou-se a partir do Canadá. Hoje, a rede tem 148 lojas em 11 países: Estados Unidos, Canadá, Japão, China, África do Sul, México, Brasil, Honduras, Guatemala, El Salvador e Nicarágua. 

Pontos moeda