Economia

Fundo da UE é melhor opção para financiar Grécia no curto prazo, diz Dombrovskis

Redação Folha Vitória

Bruxelas - Um fundo de resgate garantido pelo orçamento da União Europeia seria a melhor opção para fornecer à Grécia financiamento de curto prazo para pagar o que deve neste mês ao Banco Central Europeu (BCE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), disse nesta quarta-feira Valdis Dombrovskis, o vice-presidente da Comissão Europeia, o braço executivo da UE.

Segundo Dombrovskis, a Grécia vai precisar, em julho, de um montante de cerca de 7 bilhões de euros para pagar estas dívidas e a melhor e mais rápida maneira de captar estes recursos seria usando o Mecanismo de Estabilidade Financeira Europeia (EFSM, na sigla em inglês), um fundo de resgate que foi criado em 2010 pela UE para socorrer financeiramente Portugal e Irlanda.

De acordo com vice-presidente da Comissão Europeia, o empréstimo do fundo teria um prazo de até três meses e seria reembolsado através de empréstimos de outro fundo de resgate, o Mecanismo de Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), este da zona do euro.

"A Grécia necessita urgentemente de financiamento", disse Dombrovskis, acrescentando que o uso do EFSM "não é uma opção fácil". Segundo ele, para não haver objeções dos países que não fazem parte da zona do euro a esta alternativa, estes países seriam recompensados caso a Grécia não realize os pagamentos. Dois funcionários da UE afirmaram que os empréstimos seriam provavelmente assegurados por lucros obtidos com títulos do governo grego. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda