Economia

Levy se reúne com Jucá para tentar acordo para votar reforma do ICMS no Senado

Redação Folha Vitória

Brasília - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 15, com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para tentar fechar um acordo a fim de votar, ainda nesta semana, o pacote de reforma do ICMS na Casa. Levy tenta garantir, pelo menos, que a proposta que repatria recursos do exterior para bancar os fundos da reforma do imposto vá a votação em plenário.

Senadores e governadores têm visto com desconfiança a reforma lançada por Levy e querem mais garantias sobre os recursos que vão bancar os dois fundos criados por medida provisória para compensar as perdas que os Estados terão com a unificação das alíquotas do imposto - iniciativa tomada para acabar com a guerra fiscal.

Ao mesmo tempo, senadores e governadores do Nordeste e do Centro-Oeste se movimentam no Senado para impedir a votação nesta semana do projeto de resolução que unifica as alíquotas do ICMS. Segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o Estado do Amazonas também integra o movimento.

Um grupo de senadores que inclui o líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (CE), defende a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição para garantir que os recursos da repatriação só sejam usados para bancar exclusivamente a reforma do ICMS.

Pontos moeda