Levy se reúne com Jucá para tentar acordo para votar reforma do ICMS no Senado

Economia

Levy se reúne com Jucá para tentar acordo para votar reforma do ICMS no Senado

Redação Folha Vitória

Brasília - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 15, com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para tentar fechar um acordo a fim de votar, ainda nesta semana, o pacote de reforma do ICMS na Casa. Levy tenta garantir, pelo menos, que a proposta que repatria recursos do exterior para bancar os fundos da reforma do imposto vá a votação em plenário.

Senadores e governadores têm visto com desconfiança a reforma lançada por Levy e querem mais garantias sobre os recursos que vão bancar os dois fundos criados por medida provisória para compensar as perdas que os Estados terão com a unificação das alíquotas do imposto - iniciativa tomada para acabar com a guerra fiscal.

Ao mesmo tempo, senadores e governadores do Nordeste e do Centro-Oeste se movimentam no Senado para impedir a votação nesta semana do projeto de resolução que unifica as alíquotas do ICMS. Segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o Estado do Amazonas também integra o movimento.

Um grupo de senadores que inclui o líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (CE), defende a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição para garantir que os recursos da repatriação só sejam usados para bancar exclusivamente a reforma do ICMS.