Economia

"Contando Histórias": Preservação de valores estão entre os segredos para consolidação de grupo no mercado capixaba

O presidente do Grupo Buaiz, Américo Buaiz Filho, contou sua trajetória desde os estudos até se consolidar como um dos principais líderes do Estado

Américo Buaiz Filho durante o evento Foto: Everton Nunes

Por Edu Kopernick

 Os mais importantes empresários da indústria do Espírito Santo atentos a uma história de empreendedorismo. Uma  história que ajudou a fortalecer e transformar o Estado. No Meeting de Líderes promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho contou um pouco da história das empresas do grupo e de sua trajetória pessoal.  O  projeto Contando Histórias, que está na sua segunda edição, aconteceu na pousada Pedra Azul, na região de montanhas.

Veja a galeria de fotos do evento!

O presidente do Grupo Buaiz contou sua trajetória desde os estudos até se consolidar como um dos principais líderes do Estado. No depoimento lúcido e emocionado, “Mequinho”, conhecido assim por amigos e pessoas próximas, contou como escolheu sair do Estado para estudar no Rio de Janeiro e como queria conduzir a vida profissional de forma independente, sem se beneficiar dos negócios do pai, o icônico "Capitão da Indústria”, Américo Buaiz. Mas a vida profissional acabou de volta para o Espírito Santo. E a volta foi fundamental para a criação de um dos mais sólidos grupos empresariais do Estado.  Não foi a única história da noite. Outras experiências acabaram revelando um empreendedor focado que aprendeu a lidar com adversidades de forma muito particular e que acabou achando em si mesmo mecanismos para se auto conhecer e crescer cada vez mais.

“Compartilhar sentimentos, experiências e vivências é muito importante. Um momento particular de poder ter essa experiência de falar para as pessoas e ouvir delas essa resposta toda”, conta o palestrante.

A plateia ficou em total silêncio durante os 30 minutos de palestra. Tudo foi apresentado de forma descontraída, em forma de conversa. Cada ponto da história de formação de patrimônio e do desenvolvimento das empresas do Grupo Buaiz foi explicado. E de acordo com a visão  do empresário que ajudou a construir toda riqueza.

O evento não para na palestra de Americo Buaiz Filho. Mais duas palestras estão programadas para este sábado, na Pousada Pedra Azul em Domingos Martins. O encerramento contará com uma festa julina. Mais do que reunir os nomes mais importantes da indústria do Estado, o Meeting de Líderes promovido pela Findes tem como foco aproveitar as experiências de empresários renomados e de sucesso como fonte de inspiração. Para o presidente da entidade, Marcos Guerra, é uma forma de transformar histórias de vida em exemplos para vencer dificuldades.

“A Federação das Indústrias promoveu esse evento para falar um pouco de economia, de realizações, de integração. A ideia do” Contando Histórias” é trazer não só pessoas que realizaram, mas pessoas que realizaram, estão realizando e têm muito ainda a realizar. A História do “Mequinho” é um pouco de tudo isso. Nada mais oportuno que esse momento que passa o país para ouvir essas histórias”, explica Guerra.

E depois de passar a limpo uma vida inteira dedicada ao legado da família, fica a certeza de que a missão está sendo cumprida com louvor.  “O sentimento é de grande realização. Porque não é fácil ter uma empresa, ainda mais no Brasil, que tenha 74 anos de existência, que chegue a sua quarta geração de forma saudável, preservando princípios, valores. Ainda mais em um país em que não é comum que se preservem valores. Por isto em me sinto muito realizado”, afirma Americo Buaiz Filho.

Pontos moeda