Economia

Produção industrial avança em 9 das 14 regiões em maio, aponta IBGE

Redação Folha Vitória

Rio de Janeiro - O avanço na produção industrial nacional na passagem de abril para maio, já descontados os efeitos sazonais, foi acompanhado por nove dos 14 locais investigados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve avanço de 0,5% na atividade no período, desempenho levemente aquém da média nacional (0,6%).

Em maio, os avanços mais intensos registrados em Ceará (3,6%), que eliminou parte do recuo de 10,1% acumulado entre março e abril; Amazonas (2,6%), que recuperou parte da queda de 4,8% no mês anterior; Pernambuco (1,4%), que interrompeu uma sequência de três taxas negativas; e Minas Gerais (1,3%), que compensou parte da perda de 5,8% assinalada entre fevereiro e abril.

Santa Catarina (0,7%), Espírito Santo (0,6%), Paraná (0,3%) e Rio de Janeiro (0,2%) completaram o conjunto de locais com índices positivos em maio ante abril, apontou o IBGE.

Por outro lado, Região Nordeste (-2,2%), Rio Grande do Sul (-1,6%) e Pará (-1,5%) assinalaram as perdas mais elevadas, enquanto Bahia (-1,0%) e Goiás (-0,6%) apontaram reduções mais moderadas. ( - [email protected])

Pontos moeda