Economia

China: CPI sobe 1,9% na comparação anual de junho; PPI recua 2,6%

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) avançou 1,9% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, um leve declínio se comparado ao crescimento de 2% em maio

Redação Folha Vitória
Índices de preços subiu na China Foto: Divulgação/Internet

Pequim, China - A inflação ao consumidor da China desacelerou em junho, com um crescimento em ritmo menor dos preços dos alimentos, o que dá ao Banco Central chinês mais fôlego para implementar políticas monetárias para a segunda maior economia do mundo.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) avançou 1,9% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, um leve declínio se comparado ao crescimento de 2% em maio, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas.

Economistas consultados pelo Wall Street Journal esperavam, em média, um ganho de 1,8%.

O resultado permanece abaixo da meta de inflação do governo de 3% no ano, dando espaço para os dirigente do Banco Central flexibilizaram a política monetária em meio à desaceleração econômica.

Já índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) recuou 2,6% em junho na comparação com o mesmo período de 2015, ante um recuo mensal de 2,8% em maio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda