Economia

Número de inadimplentes cai pela primeira vez no país desde 2014, revela estudo

Os jovens de 18 a 25 anos, que ocupam o 2º lugar no ranking de brasileiros negativados com 6,3 milhões de pessoas em maio deste ano, foram os que mais se esforçaram para pagar o que deviam

Até o mês de maio deste ano 59,4 milhões pessoas estavam inadimplentes em todo o país, cerca de 1,3 milhão a menos que no mês passado Foto: R7

Até o mês de maio deste ano 59.470.359 pessoas estavam inadimplentes em todo o país. Cerca de 1,3 milhão a menos na comparação com o mês anterior, quando o índice bateu recorde histórico de consumidores com dívidas atrasadas. Os números fazem parte de um estudo realizado pela Serasa Experian, que revelou também que esta foi a primeira queda desde dezembro de 2014.

De acordo com a Serasa Experian, os jovens de 18 a 25 anos, que ocupam o segundo lugar no ranking de brasileiros negativados com 6,3 milhões de pessoas em maio deste ano, foram os que mais se esforçaram para pagar o que deviam.

Para os economistas da Serasa o movimento dos jovens revela o esforço dos consumidores para renegociar dívidas e sair da inadimplência, sendo duas as condições que possibilitaram às pessoas regularizarem as dívidas: buscaram linhas de crédito ou sacaram dinheiro da caderneta de poupança.

De acordo com informações do Banco Central, as retiradas da poupança superaram os depósitos em R$ 42,6 bilhões entre janeiro e junho de 2016. Ainda segundo os economistas, apesar da queda na representação dos jovens na inadimplência em maio deste ano, o desemprego, a falta de experiência no crédito e a maneira impulsiva de ir às compras estão entre os principais fatores que levam este grupo a atrasar dívidas.

Pontos moeda