Economia

CNI: aumento de imposto prejudicará ainda mais as empresas

A Confederação defende que o "equilíbrio das contas públicas deve ser perseguido pela contenção dos gastos e não pelo aumento dos impostos"

O aumento de impostos anunciado nesta quinta-feira (20) pelo governo Michel Temer prejudicará ainda mais as empresas que já sofrem com a recessão econômica. O alerta é do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade. "A elevação dos tributos drena recursos do setor privado para o setor público. Provoca o aumento dos custos das empresas e reduz o poder de compra das famílias, o que prejudica o crescimento da economia", afirma o presidente da entidade em nota à imprensa.

A CNI - que apoia a agenda de reformas do governo Temer - critica a decisão anunciada nesta tarde com a lembrança de que a carga tributária brasileira já está próxima a 33% do Produto Interno Bruto (PIB) e é a mais alta entre economias emergentes. A nota lembra ainda que o fim de algumas desonerações de impostos fez, na prática, com que a carga tributária da indústria já tivesse subido previamente nos últimos meses.

A Confederação defende que o "equilíbrio das contas públicas deve ser perseguido pela contenção dos gastos e não pelo aumento dos impostos". "Essa é uma tarefa de todos, do governo, do Congresso e da sociedade", cita o presidente da entidade.

Pontos moeda