• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Eunício diz que quer votar LDO antes do recesso parlamentar

Economia

Eunício diz que quer votar LDO antes do recesso parlamentar

Planalto prefere que Congresso entre em "recesso branco" para ter uma margem de manobra para votar a denúncia contra o presidente Michel Temer

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse ao jornal "o Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira, 10, que pretende votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) antes do início do recesso parlamentar, marcado para começar no dia 18 de julho.

Segundo o peemedebista, se a Comissão Mista do Orçamento (CMO) votar o projeto nesta quarta-feira, 12, como o previsto, ele irá convocar uma sessão do Congresso para segunda ou terça-feira da semana que vem.

A determinação do presidente do Senado vai de encontro com o desejo do Palácio do Planalto, que prefere que o Congresso entre no chamado "recesso branco" para ter uma margem de manobra para votar a denúncia contra o presidente Michel Temer no plenário da Câmara ainda em julho.

Pela legislação vigente, deputados e senadores não poderiam sair de férias sem aprovar a LDO. Nos últimos anos, no entanto, essa tem sido uma prática constante.
Para Eunício, no entanto, o "recesso branco" não é bom para a imagem do Congresso, pois os parlamentares seriam cobrados de não estar trabalhando enquanto Câmara e Senado continuam abertos.

O presidente do Senado afirmou também que ainda não foi procurado nem por Temer, nem pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para conversar sobre um eventual cancelamento do recesso para garantir a votação da denúncia ainda este mês.