Economia

Serra oferece 600 vagas em cursos de qualificação de graça. Veja como se inscrever!

Há cursos de maquiador, porteiro, almoxarife, panificação, confeitaria, entre outros

Os moradores de Bairro de Fátima e Central Carapina, na Serra, já podem se inscrever em cursos de capacitação profissional gratuitos, que serão ofertados pelo Governo do Estado. Ao todo, são 600 vagas. 

O projeto oferece 300 vagas em cada bairro, com nove opções de cursos em Bairro de Fátima e oito em Central Carapina. Entre as opções, estão cursos de maquiagem porteiro, recepcionista e a confecção de doces para festa. 

Para se inscrever o interessado deve acessar o site do OportunidadES e preencher corretamente o formulário. As inscrições terminam no dia 30 de julho. Os resultados serão divulgados no dia 02 de agosto também pelo site do OportunidadES.

 “Queremos alcançar o máximo de cidadãos capixabas com o OportunidadES para levar a eles o benefício da qualificação profissional totalmente gratuita e a chance de mudar de vida. Trabalhamos para gerar emprego e renda no Estado e favorecer a população com alternativas para driblar a crise econômica”, explicou secretário da Secti,  Vaninho Leite.

Em Central Carapina os cursos são uma parceria do OportunidadES e o Programa Ocupação Social, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh). "Assim como Boa Vista está sendo atendida já foram beneficiadas as comunidades de Nova Rosa da Penha, em Cariacica, e de Novo Horizonte, na Serra. Mais três bairros também serão contemplados nas próximas semanas. Queremos garantir que todo jovem tenha a chance de desenvolver seus talentos", salientou o secretário da Sedh, Julio Pompeu.

Aulas

No Bairro de Fátima as aulas do OportunidadES serão realizadas em dois locais: na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Clotilde Rato e na Associação de Moradores do bairro. Foram ofertadas 150 vagas em cada local para os nove cursos, totalizando 300 vagas.

Confira na tabela abaixo os cursos com sua carga horária, turnos e locais:

Em Central Carapina, as aulas, que são uma parceria entre o projeto e o Ocupação Social, também serão aplicadas em dois locais: são 60 vagas na creche Projeto Vovô Chiquinho e, 240 na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Jones José do Nascimento.

Confira na tabela abaixo os cursos com carga horária, turnos e locais:


Pontos moeda