Economia

Fundo de incentivo à inovação tem R$ 80 milhões para investimentos no ES

O Fundo Capixaba de Inovação, parceria entre o Governo do Estado e o setor produtivo, foi lançado nesta quarta (11) e vai financiar projetos e pesquisas no setor

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, lançou nesta quarta (11), no Palácio Anchieta, o Fundo Capixaba de Inovação, que vai disponibilizar R$ 80 milhões nos próximos dois anos para investimentos em projetos de inovação e tecnologia do setor produtivo capixaba. Os recursos virão das empresas que aderiram a programas de incentivo do Governo.

O Fundo 

O Fundo de Inovação Capixaba terá um comitê diretivo (que tomou posse durante a cerimônia de lançamento). Ao comitê caberá definir as estratégias, acompanhar os trabalhos, avaliar resultados e  direcionar quais projetos serão financiados. A coordenação do comitê está a cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes),  e o órgão tem representação das secretarias estaduais de Agricultura e de Ciência e Tecnologia, além de representantes da Findes, do movimento ES em Ação, do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), e de três instituições de ensino: Ufes, Ifes e UVV.

Editais

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) realizará editais de chamamento público para receber as propostas e projetos de inovação das empresas interessadas. “A Fundação vai funcionar como uma secretaria executiva do fundo e serão selecionadas as melhores propostas”, disse o diretor-presidente da Fapes, Jose Antonio Bof Buffon.

A secretária da Ciência e Tecnologia, Camila Dalla Brandão, destaca o fato de que o Fundo já nasce com recurso destinado para subvenção econômica. "Isso é formidável, pois dessa forma as empresas irão conseguir desenvolver os produtos e lançá-los no mercado, trazendo de volta esse faturamento para a inovação capixaba”, afirmou.

Mobilização Capixaba

Na ocasião, também foi lançado um movimento, reunindo entidades públicas e privadas, que objetiva estimular e ampliar competitividade e a atração de novos negócios ao Espírito Santo, intitulado Mobilização Capixaba pela Inovação.

O governador Paulo Hartung destacou o fato do projeto começar com recursos em caixa, segundo ele, um diferencial nesse momento de crise. “O entusiasmo tem que ser dobrado porque estamos começando um movimento com recursos em caixa e separados para serem investidos em inovação. A sociedade tem seus interesses que são maiores que todos nós. Ao invés de competir, precisamos estar conectados e atender aos anseios e necessidades da sociedade”, avaliou Hartung.

Com informações da Secom/ES

Pontos moeda