Economia

Operação Apate combate fraudes de R$ 4 milhões na Previdência Social

De acordo com o que foi apurado, para fins de obtenção de benefícios previdenciários, eram inseridos dados fraudulentos em sistemas da Previdência

Redação Folha Vitória
Os investigadores miram desarticular um esquema especializado em desvios na Previdência em São Paulo (Foto/reprodução)

A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Nacional do Seguro social (INSS), deflagrou nesta terça-feira, 31, a Operação Apate para combater fraudes de mais de R$ 4 milhões na Previdência Social. Os investigadores miram desarticular um esquema especializado em desvios na Previdência em São Paulo.

Em nota, a PF informou que são cumpridos, nas cidades de Araraquara e São Carlos, em São Paulo, quatro mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de São Carlos.

De acordo com o que foi apurado, para fins de obtenção de benefícios previdenciários, eram inseridos dados fraudulentos em sistemas da Previdência. Essas fraudes consistiam na criação de vínculos empregatícios fictícios e extemporâneos, com transmissão de dados pelo sistema SEFIP/Conectividade Social - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações para a Previdência Social (GFIP).

Pontos moeda