CORONAVÍRUS

Economia

Setor alimentício no ES aumenta faturamento durante a pandemia

O setor varejista hortifrutigranjeiro foi o que apresentou a maior alta, seguido de açougues e peixarias, produtos alimentícios e supermercados

Foto: Divulgação

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o setor alimentício no Espírito Santo registrou alta em seu faturamento, como indica o Boletim da Receita Estadual de impactos da Covid-19, divulgado nesta quarta-feira (29) pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O estudo comparou os meses de março a junho de 2020 com o mesmo período do ano passado.

A alta foi puxada pelo setor varejista hortifrutigranjeiro, com um faturamento de 35%. Na sequência aparecem açougues e peixarias (17,3%), produtos alimentícios (13,3%) e supermercados (12%). Também tiveram crescimento a venda de produtos farmacêuticos (11,6%), gás liquefeito (8,6%) e materiais de construção (8,2%).

Segundo a Sefaz, o boletim traz dados baseados apenas no faturamento das empresas e dos produtores, sem considerar seus custos.

Para os trabalhadores do setor agrícola, esse crescimento era esperado, já que com o isolamento social, o consumo de alimentos nas casas aumentou. Com essa alta na demanda, novas vagas de emprego foram criadas, segundo a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar - Fetaes, e de vários agricultores se reinventando neste “novo normal”.

“Atualmente temos mais de 80 mil estabelecimentos no estado que são considerados de agricultura familiar. Com o fechamento das feiras livres, muitos migraram para outros mecanismos, como o delivery e as cestas. O produtor rural não só manteve a renda, como viu o investimento crescer”, disse Julio Cezar Mendel, Presidente da Fetaes.

Por outro lado, o produtor rural e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, Egnaldo Andreatta, afirmou que os produtores da região não contrataram mais e, em alguns casos, até reduziram o quadro de colaboradores para alcançar o faturamento anterior à pandemia. "Muitos dos nossos produtores preferiram aumentar a carga dos colaboradores, cortando parte da mão-de-obra, para equilibrar a baixa na produção", afirma.

Egnaldo Andreatta
Egnaldo Andreatta
Egnaldo Andreatta
Egnaldo Andreatta
Egnaldo Andreatta
Egnaldo Andreatta
Egnaldo Andreatta

O economista Eduardo Araújo explica que esses setores podem continuar operando em positivo, mas que esse crescimento tende a diminuir, na medida em que a o dia a dia voltar ao normal. “Ainda estamos em um processo de recuperação. Nos próximos meses a situação também deve melhorar para aqueles setores que tiveram uma baixa nesse período, mas somente no primeiro semestre de 2021 teremos de fato um quadro geral dessa recuperação”, explica Araújo. 

Pontos moeda