Economia

Governo do ES dá desconto de até 50% para quem realizar eventos no Pavilhão de Carapina

Medida publicada no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO-ES) busca incentivar o retorno das atividades no Estado

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Setur/Divulgação

Para incentivar o retorno de eventos e fomentar a economia e turismo no Espírito Santo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) publicou, nesta segunda-feira (05), no Diário Oficial (DIO-ES) do Espírito Santo, uma série de descontos para a realização de eventos no Pavilhão de Carapina, na Serra. 

Eventos religiosos e sem cobrança de ingresso, programações inéditas no Espírito Santo e de rápida montagem e desmontagem dos equipamentos, com duração de, no máximo, um dia, poderão ter um desconto de até 30%. 

As decisões foram publicadas na Portaria 002/2021, e para todos os eventos, com realização até 31 de dezembro de 2021, o desconto será de 50% nos valores referentes aos contratos já assinados. Já os novos contratos ou aqueles assinados que migrarão para os termos da Portaria nº 001-R/2021, receberão desconto de 30%.

A secretária de Estado de Turismo (Setur), Lenise Loureiro, esclareceu que, inicialmente, os eventos serão corporativos e científicos, obedecendo a determinação do Governo estadual. 

"São aqueles que precisaram ser cancelados e foram remarcados. Hoje eles são feitos em cidades com risco baixo, obedecendo o espaço de 5m² por pessoa", disse Lenise.

Outro desconto oferecido é para as datas de baixa procura. Segundo Lenise, o interessado poderá ter uma redução do valor geral de 20% na tabela de preços. 

Eventos que beneficiam o tempo de permanência do turista, além de organizadores de eventos que ocupem um maior número de datas ou contratem serviços locais, ou, ainda, que auxiliem na promoção do destino serão contemplados também com a medida. 

Ainda de acordo com ela, a fiscalização é de responsabilidade do promotor do evento. Ele precisa respeitar os espaços físicos, o acesso e o fluxo de pessoas, obedecendo as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

"A nossa expectativa é que com o aumento da vacinação, a limitação seja revista. A portaria beneficia o setor que estava represado, em especial os corporativos, técnicos e científicos que estão permitidos neste momento", frisou.

A expectativa da Setur é que, após publicação no DIO-ES, seja iniciada a temporada de agendamento para eventos futuros. Por fim, a secretária Lenise destacou que os descontos são cumulativos e progressivos.

“Com a ampliação da vacinação no Estado, teremos condições de retomar as atividades sociais e corporativas de acordo com os protocolos já estabelecidos e, por consequência, possibilitar a retomada das atividades características do turismo”, concluiu. 

Processo será todo on-line

Os interessados em agendar datas para a realização de eventos podem utilizar a plataforma e-Docs. O sistema de processos digitais do Governo do Estado permite que o empresário faça todo o processo de aluguel sem precisar se deslocar. 

"A comunicação do Governo é toda digital, não tem protocolo físico. Todo o processo será por meio online", assegurou Lenise Loureiro.

Leia mais: Risco baixo: bares e comércio da Grande Vitória sem restrições de horário a partir desta segunda

Evento confirmado para 2021 

Novembro 03 a 07 - Exagerado Outlet

Ainda segundo Lenise Loureiro, a Feira Internacional de Mármore e Granito está agendada para janeiro de 2022. Além disso, a expectativa é que outros eventos  sejam marcados ainda para este ano. 

Leia também:

>> Setor quer fazer testes com grandes eventos para pessoas vacinadas contra a covid-19

>> Efeito pandemia: primeiro show com uso de cercados é realizado em Colatina




Pontos moeda