Economia

Porto de Tubarão recebe 1º navio de minério com tecnologia para reduzir emissão de carbono

Com projeto liderado pela Vale, a instalação da tecnologia melhora eficiência e reduz emissão de carbono


Foto: Anderson Bibico / Divulgação

O Porto de Tubarão, em Vitória, recebeu na madrugada desta quarta-feira (28), o primeiro navio do mundo equipado com o sistema de velas rotativas. Elas são responsáveis por reduzir a emissão de carbono na atmosfera. O Sea Zhoushan saiu da China e tem capacidade de transporte de 325 mil toneladas de minério de ferro e pelotas.

São cinco velas instaladas ao longo da embarcação que permitirão um ganho de eficiência de até 8% e uma consequente redução de até 3,4 mil toneladas de CO2 equivalente por navio por ano.

Caso a tecnologia se mostre eficiente, estima-se que pelo menos 40% da frota esteja apta a usar esse tipo de vela, o que impactaria em uma redução de quase 1,5% das emissões anuais do transporte marítimo de minério de ferro da Vale.

As velas rotativas são rotores cilíndricos, com quatro metros de diâmetro e 24 metros de altura - equivalente a um prédio de sete andares. Durante a operação, os rotores giram em diferentes velocidades, dependendo de condições ambientais e operacionais do navio. 

Essa será a primeira operação do navio, que saiu de um estaleiro na China e voltará para o mesmo país carregado com minério de ferro. Ao longo do projeto, foram realizadas modelagens 3D dos portos de carregamento operados pela empresa Vale para analisar a atracação do navio. 

A instalação da tecnologia, fornecida pelo fabricante finlandês Norsepower, é um projeto liderado pela Vale, que contou com a parceria do armador coreano Pan Ocean. 

“O navio foi projetado para atracar em qualquer porto. Não há nenhuma interferência das velas no carregamento, já que elas ficam reclinadas durante a atracação. Tubarão foi escolhido para ser o primeiro pois as equipes de engenharia náutica, inspetoria e operação locais tiveram papel fundamental durante todo o processo de testes e estão colaborando agora com ajustes finos no sistema”, explicou o gerente-executivo de Navegação da Vale, Guilherme Brega.

Meta Carbono

A operação do primeiro mineraleiro equipado com velas rotativas faz parte do Ecoshipping, programa criado pela área de navegação da Vale para atender ao desafio da empresa de reduzir suas emissões de carbono, em linha com o que vem sendo discutido no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). 

No ano passado, a companhia anunciou um investimento para reduzir em 33% suas emissões de escopos 1 e 2 até 2030. Anunciou ainda que irá reduzir em 15% as emissões de escopo 3 até 2035, relativas à cadeia de valor, das quais as emissões de navegação fazem parte, já que os navios não são próprios. As metas são alinhadas com a ambição do Acordo de Paris.


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