Economia

Receita Federal e PF investigam ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro no ES

A operação foi deflagrada nesta terça-feira (13), em Vitória; a Receita e a Polícia Federal cumprem mandados de prisão e busca e apreensão

Foto: Reprodução / Polícia Federal

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta terça-feira  (13), uma operação para desmantelar esquema de lavagem de dinheiro proveniente de crimes de evasão de divisas e sonegação fiscal em Vitória. 

Denominada de "Operação Arcano", a ação contou com a participação de quatro auditores-fiscais da Receita Federal e 19 Policiais Federais, que cumpriram um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão na Capital. 

Além disso, foi cumprida também uma determinação judicial de bloqueio de bens do investigado, com apreensão de equipamentos de mídia e documentos em geral.

Foto: Receita Federal

Entenda o caso
A ação é desdobramento da Operação Masqué, deflagrada em 2019, em que foi apurada a criação de várias empresas de fachada utilizadas para envio de dinheiro ao exterior.

Leia também: Operação que investiga crime financeiro milionário cumpre mandados em Vila Velha

O grupo utilizava documentação inidônea de comércio exterior para lastrear operações de câmbio junto a corretoras de valores, enviando recursos irregularmente. Algumas Declarações de Importação, por exemplo, foram utilizadas em mais de 40 contratos de câmbio diferentes.

As pessoas físicas e jurídicas do esquema foram fiscalizadas por auditores-fiscais da Receita Federal, que autuaram os envolvidos em quase R$ 834 milhões (valor atualizado do crédito em dívida ativa).

Nome da operação

O nome da operação faz referência a um dos mentores do esquema, que se encontrava desaparecido e sua localização estava envolvida em mistério. Arcano é um termo com origem no latim "arcanus" que significa misterioso, enigmático.  

Pontos moeda