Economia

Venda de máscaras contribuem com a renda de comerciantes

Vendedora de cortinas viu nas máscaras uma oportunidade de fugir da crise durante a pandemia; hoje o micro negócio gera trabalho e renda para 8 pessoas

Foto: Reprodução TV Vitória

Desde março de 2020, as máscaras se tornaram essenciais na vida de todos os brasileiros e após um ano de pandemia, elas continuam sendo importantes na proteção contra a covid-19. E, em muitos casos, as máscaras viraram fonte de renda. 

"Nunca pensei em vender máscaras. Surgiu uma ideia, os médicos estavam falando de usar máscara, vi uma oportunidade", revelou o vendedor ambulante José Carlos de Almeida. 

Eliane Alves Marques, que há 12 anos fabricava cortinas, agora possui um stand para vender máscaras em um shopping de Vitória. Ela explicou que com a pandemia, a venda de cortinas foi prejudicada. 

"A cortina, eu preciso entrar, levar o mostruário, medir, fazer um atendimento presencial e ninguém queria que entrasse dentro das casas, n´é? Então meu negócio caiu e caiu bastante", explicou Eliane. 

O negócio que começou apenas como uma saída para a crise, hoje gera trabalho e renda para oito pessoas, incluído a nora de Eliane, Ana Luísa, responsável por divulgar as peças em grupo de aplicativos de mensagens para familiares. O primeiro pedido foi de 50 máscaras e ao abrir o stand no shopping, as vendas alavancaram para centenas de pedidos. 

"A cada dia a gente se adapta, se inova pra atender o nosso cliente, a gente chegou aqui só com o tamanho básico, o M e o G. A gente viu a necessidade do cliente, então a gente foi construindo novos tamanhos e estamos sempre tentando promover nosso negócio na internet." informou Ana Luísa, responsável pelo setor de vendas do micro negócio. 

Com o avanço da vacinação no Espírito Santo, ela e outros vendedores do acessório perceberam uma queda na demanda, mas acreditam que seja para o melhor, pois é sinal que a pandemia está chegando ao fim. 

"Significa que todo mundo vai ter saúde né? Que é o mais importante", finalizou.

*Com informações da TV Vitória / Record TV.  

Pontos moeda