Economia

Dia do Agricultor: produtores do ES investem em cursos para melhorar produção no campo

A prática no campo e os estudos estimulam os jovens, que ajudam nas pequenas proriedades; programa Agro Business de domingo mostra histórias de quem vive e trabalha no campo

Foto: Reprodução TV Vitória

Desde a década de 1960, 28 de julho celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e da sociedade. A data marca o Dia do Agricultor. No Espírito Santo, trabalhadores da área tem buscado investir em conhecimento para potencializar a produção no campo.

Morador de Santa Maria de Jetibá, na região Serrana do Estado, o jovem Roger Schulz Lauvers já sabe o que deseja para o futuro: continuar no campo. Os pais dele são produtores rurais e uma grande inspiração. 

Foto: Reprodução TV Vitória

Com o sonho de melhorar o negócio da família, Roger foi em busca de conhecimento. Duas semanas por mês, o jovem de 20 anos frequenta a Escola da Família Agrícola de São João do Garrafão, que fica no município.

"Muito das coisas que a gente aprende na escola, implanta em casa. Novos conhecimentos de casa a gente leva para a escola e compartilha com os colegas", disse. 

LEIA TAMBÉM: Agronegócio capixaba fecha o mês com feira de negócios no ES

Uma das inspirações vem do irmão mais velho, Geovane Lauvers. Ele foi o primeiro dos irmãos a sair de casa para estudar agricultura. Formado em engenharia agronômica, ele lembra dos momentos difíceis que a família enfrentou por falta de crédito e conhecimento científico.

"A gente vivia uma dificuldade muito grande. Ficamos reféns das lojas agropecuárias por não ter conhecimento das coisas que a gente cultivava. Lá na faculdade cai na real. Muito das coisas que acha que fazíamos certo, percebi que fazíamos errado", contou. 

LEIA TAMBÉM: Vale assina acordo para venda de participação na CSP à ArcelorMittal

O conhecimento de novas práticas no campo trouxe oportunidades para a família. Se antes o morango era cultivado no chão, agora ele foi para as bancadas e apresenta inúmeras vantagens. A família usa o espaço para fazer um laboratório a céu aberto e testa produtos, manejos e práticas culturais.

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

A prática no campo e os estudos estimulam os jovens. Roger está pensando até em uma forma de utilizar melhor os resíduos da comunidade no projeto de conclusão de curso.

Na Escola da Família Agrícola de São João, os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos que poderão ser replicados dentro da porteira com as famílias. 

Agricultura familiar movimenta R$ 107 bilhões no Brasil

A agricultura familiar movimenta R$ 107 bilhões no Brasil. E o setor também foi responsável por 23% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários. São mais de 10 milhões de pessoas que dividem o trabalho no campo. 

LEIA TAMBÉM: Governo federal regulamenta auxílio-gasolina para taxistas

No Espírito Santo, a agricultura familiar está em 80% das propriedades rurais. Para dar visibilidade ao setor e destacar as potências do campo capixaba, todos os domingos a TV Vitória exibe o Agro Business

Sob o comando de Stefany Sampaio, o programa conta histórias de quem vive no campo, além de mostrar suas potencialidades e riquezas. O Agro Business vai ao ar, às 8h, e pode ser acompanhado pela TV Vitória/Record TV, pelo Folha Vitória e pelo Facebook do jornal online. 

Caso perca algum episódio, pode vê-lo no YouTube do Folha Business. Você também pode ficar por dentro das novidades do campo na coluna no Folha Vitória.