Empresas de pedras naturais do ES expandem no mercado interno
Essa mudança de foco é refletida pela Cachoeiro Stone Fair, tradicional feira do mármore e granito que vai acontecer de 27 a 30 de agosto, em Cachoeiro
Embora o setor de rochas ornamentais seja tradicionalmente voltado para exportações, as empresas de pedras naturais estão agora focadas na demanda nacional, transformando a dinâmica do setor e equilibrando operações entre os mercados interno e externo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A procura no mercado interno é principalmente por produtos acabados. O Brasil possui mais de 1.200 variedades de pedras naturais e mais de 10 mil empresas no setor.
Dados recentes indicam que cerca de 2/3 da produção nacional de pedras ornamentais é absorvida pelo mercado interno, gerando um faturamento aproximadamente duas vezes maior do que o registrado nas exportações.
No Espírito Santo, 53% do faturamento das empresas de rochas já vêm do mercado interno.
Uma pesquisa de 2023 da Futura revelou que 75% dos empresários estão otimistas com as perspectivas de vendas dentro do país.
Impulsionando negócios
A Cachoeiro Stone Fair, uma das principais feiras do setor de pedras naturais no Brasil, reflete essa mudança de foco.
Voltada para o público interno, a feira reúne marmoristas de todo o país e ocorre de 27 a 30 de agosto, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.
Com o tema “Há 35 anos à frente”, a feira de negócios promete ser um grande catalisador de negócios.
Serão cerca de 200 marcas expositoras, apresentando toda a cadeia produtiva, desde a extração até o beneficiamento das pedras.
A feira é voltada para profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores e compradores.
“Toda integração que o evento fomenta contribui diretamente para o crescimento do setor, estimulando a evolução do mercado, promovendo desde a troca de conhecimentos até o desenvolvimento tecnológico. Carinhosamente chamada de ‘A feira de Cachoeiro’, a Cachoeiro Stone Fair fortalece a economia local, atrai investimentos e realça o Espírito Santo como polo estratégico na produção e comercialização setorial”, afirmou Ed Martins, presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas).
Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora da feira, destaca que o evento “traz inovações a cada edição, proporcionando uma experiência diferenciada, além de programações inéditas e exclusivas aos visitantes, gerando insights sobre as últimas tendências, avanços tecnológicos e melhores práticas na indústria de pedras naturais”.
A expectativa é que a feira de negócios atraia 18 mil visitantes, incluindo compradores qualificados de mais de 600 cidades brasileiras e de 28 países.
Serviço
Cachoeiro Stone Fair 2024
Data: 27 a 30 de agosto, das 14h às 20h (terça a sexta-feira), com acesso permitido até as 19h
Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim
Público-alvo: profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores e compradores
Visitantes: Espera-se um público de 18 mil pessoas
Marcas expositoras: cerca de 200, de toda a cadeia produtiva
Área expositiva: 30 mil m²
Presença internacional: 28 países
Estados representados: 26 estados brasileiros e o Distrito Federal
Inscrições: credenciamento disponível e exclusivo no site