Economia

Cresce no Estado vendas de aquecedor solar para evitar alta na conta de energia

O equipamento aproveita o sol para esquentar a água do chuveiro, o que pode reduzir o valor da conta de luz entre 20% e 40%. Recuperação do investimento acontece em três anos

Aquecedor solar pode acabar com um dos grandes vilões na economia de energia elétrica Foto: TV Vitória

O reajuste de 22,7% no preço da energia elétrica no Estado fez com que muitos capixabas procurassem outra forma de reduzir os gastos com energia elétrica. Um desses meios, ainda que de economia em médio prazo, é o aquecedor solar.

Segundo os especialistas o maior consumo de energia numa residência está nos aparelhos usados para refrigerar ou aquecer O equipamento aproveita o sol para esquentar a água do chuveiro, o que pode reduzir o valor da conta de luz entre 20% e 40%.

O usuário mistura a água que sai a 65°C à fria para chegar a temperatura que ele quer. A água passa pela placa que é aquecida com a luz do Sol e fica armazenada em um reservatório térmico, que mantém a temperatura da água mesmo em dias nublados.

O empresário Leonardo Cola, que comercializa aquecedores solares, afirmou que o aumento favoreceu as vendas do equipamento. Segundo ele, cinco aparelhos são vendidos e instalados por semana.

O custo médio do aquecedor solar é de R$ 3,5 mil. Com o desconto dado pela utilização do equipamento a uma família que gasta, em média, R$ 300 em energia elétrica, pagará o valor de aquisição em pouco mais de três anos.

Para o professor José Luiz Gasparini, usar a energia do Sol para aquecer a água é uma iniciativa interessante, mas muito pouco pelo potencial energético, principalmente no caso do Brasil.

“Além do subsídio do governo em implantar esse sistema nas casas da população de baixa renda, é importante que haja um incentivo maior nas pesquisas que possam converter o calor do sol em energia elétrica”, afirmou o especialista.

Pontos moeda