Economia

Austrália: déficit comercial cai em junho

Redação Folha Vitória

Sydney - A Austrália registrou um déficit comercial sazonalmente ajustado de 1,68 bilhão de dólares australianos em junho, à medida que a balança comercial do país foi afetada pela queda dos preços globais das commodities e pela valorização da sua moeda.

O Escritório de Estatísticas da Austrália informou ainda que o déficit do mês de maio foi revisado para cima, para 2,04 bilhões de dólares australianos, de 1,91 bilhão de dólares australianos na primeira leitura.

O resultado foi um pouco melhor do que a expectativa dos analistas, que esperavam que o país tivesse um déficit comercial de 2,0 bilhões de dólares australianos em julho.

O órgão relatou que as importações caíram 1% em junho, enquanto as exportações se mantiveram inalteradas.

A balança comercial da Austrália tem registrado sucessivos grandes déficits nos últimos meses à medida que as exportações de commodities a granel, como minério de ferro e carvão, caíram. Os preços do minério de ferro estão atualmente 29% abaixo do patamar registrado no início de janeiro, enquanto os preços do carvão têm caído devido a desaceleração da demanda chinesa.

A deterioração da balança comercial ocorre apesar do forte aumento dos volumes de exportação em novas minas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda