Economia

CNC: cresce em agosto confiança de empresário do varejo

Redação Folha Vitória

Rio - A confiança dos empresários do comércio registrou melhora após nove meses de queda, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Após o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) ter descido ao piso histórico em julho, houve crescimento de 2,0% em agosto ante o mês anterior. Foi o primeiro resultado positivo desde outubro do ano passado, impulsionado pelo avanço das expectativas (+4,3% sobre julho) e pelo aumento nas intenções de investimentos (+0,9%).

A percepção das condições correntes, entretanto, voltou a recuar em agosto ante julho, com queda de 0,4%. A maior retração nesse subíndice deu-se na avaliação das condições correntes do setor comercial (-2,3%).

Segundo a CNC, o resultado positivo de agosto não sinaliza tendência de retomada no nível de confiança, mas "a melhoria nas expectativas para os próximos meses pode estar associada ao menor nível de inflação dos últimos meses e, consequentemente, à sua contribuição para um quadro mais favorável para o setor até o final". Na comparação com agosto de 2013, o ICEC ainda registrou queda de 7,2%, com recuo em todos os seus componentes.

Pontos moeda