Economia

CNI: inflação impulsiona pessimismo dos consumidores

Redação Folha Vitória

Brasília - Após uma melhora em julho, os consumidores voltaram a ficar mais pessimistas em agosto, principalmente devido à inflação elevada. É o que aponta o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado nesta quinta-feira, 28, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, o Inec alcançou 108,3 pontos em agosto, queda de 1,1% na comparação julho, quando estava em 109,5 pontos.

De acordo com a CNI, a confiança do consumidor está entre os menores patamares desde março de 2009, superando apenas os resultados de maio e junho deste ano. O resultado de agosto também é inferior à média história de 111,1 pontos. Todos os componentes do índice caíram entre julho e agosto, exceto o que mede a expectativa para compras de maior valor, que teve alta de 3,7%.

A maior queda entre os subitens do Inec foi verificada nas expectativas em relação à inflação, que recuaram 7,6% em relação a julho. Segundo a CNI, isso revela maior preocupação do consumidor com a evolução dos preços nos próximos meses.

As expectativas em relação ao desemprego tiveram uma piora de 1,4%, e em relação à renda pessoal, houve recuo de 1,2%. O consumidor apontou ainda piora de 2,5% sobre sua situação financeira e de 1,6% e em relação ao endividamento.

Na comparação com agosto de 2013, o Inec caiu 1,8%. Na época, o índice registrou 110,3 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, pioraram as expectativas em relação à inflação (-8,7%); desemprego (-5,9%); e situação financeira (-1,7%). Houve melhora nos subitens de expectativas sobre a renda pessoal (0,9%); endividamento (0,3%); e compra de bens de maior valor (0,4%).

O Inec é um índice que sintetiza o sentimento e as expectativas dos consumidores brasileiros em relação à situação econômica. Quando maior o índice, maior o porcentual de respostas positivas e, portanto, maior o otimismo.

A pesquisa é realizada em parceira com o Ibope Inteligência. Neste mês, 2.002 pessoas em 141 municípios de todo o País foram consultadas entre os dias 14 e 18 de agosto.

Pontos moeda