Economia

Leilão de hidrelétrica no Pará pode acontecer em 2014

Redação Folha Vitória

Igor Gadelha - O leilão da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós (PA) poderá acontecer ainda este ano, afirmou nesta quinta-feira, 7, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Ele ponderou, no entanto, que a disputa "certamente será mais para o fim do ano, porque o prazo é curto".

Em entrevista à imprensa durante evento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), em São Paulo, Tolmasquim explicou que o leilão será do tipo exclusivo, assim como ocorreu com a Usina de Belo Monte. Ele informou que o processo está na fase de análise dos estudos pelos órgãos ambientais, que serão responsáveis pela "palavra final".

Sobre o leilão A-5, o presidente da EPE afirmou que há muitos projetos térmicos abastecidos com gás naturais inscritos e que alguns deles deverão ser habilitados para participar. "Ainda estamos analisando. Eles têm de apresentar uma série de documentos, entre eles a comprovação de combustível com contrato de gás. Mas acho que vamos ter projetos habilitados para participar do leilão", declarou, informando não saber quais empresas já entregaram a documentação exigida.

Pontos moeda