Economia

Austrália: taxa de desemprego sobe para 6,3% em julho; previsão 6,1%

Redação Folha Vitória

Sydney - A taxa de desemprego da Austrália subiu de 6,1% em junho (dado revisado) para 6,3% em julho, segundo números oficiais, refletindo um forte aumento do número de pessoas procurando trabalho. Economistas haviam esperado que ela ficasse em 6,1%.

O número de pessoas empregadas subiu em 38,5 mil em julho, comparado com uma expectativa de alta de 14 mil, segundo o Escritório de Estatísticas da Austrália. O número de pessoas com emprego em tempo integral avançou em 12,4 mil em junho, enquanto o daquelas com meio período avançou em 26,1 mil.

A taxa de participação ajustada na força de trabalho - a proporção das pessoas que efetivamente buscam trabalho, entre aquelas em idade de trabalhar - subiu para 65,1% em julho, de 64,8% em junho, ante expectativa de manutenção dos 64,8%.

A economia australiana sofre com o crescimento fraco, diante de uma moeda ainda valorizada, da queda nos preços das commodities e do fim de um boom de uma década em investimentos em mineração. O Banco Central da Austrália reduziu a taxa de juros duas vezes neste ano para tentar impulsionar o crescimento, para o recorde de baixa de 2%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda