Economia

China Construction Bank emprestou mais de 140 bilhões de yuans ao setor de ações

Redação Folha Vitória

Pequim - O China Construction Bank afirmou que tem mais de 140 bilhões de yuans (US$ 21,9 bilhões) em empréstimos em circulação para o setor de ações, inclusive para a China Securities Finance Corp., a companhia apoiada pelo governo que financia empréstimos para compras de ações.

O segundo maior banco chinês em ativos disse que não poderia divulgar um número específico do crédito oferecido à China Securities Finance, companhia que teve um importante papel no esforço do governo para brecar uma forte baixa nos preços das ações em julho.

Nesta segunda-feira, o vice-presidente do banco Zhang Gengsheng disse em entrevista coletiva que os créditos da empresa apenas para a compra de ações eram de 148 bilhões de yuans. O executivo não revelou em que período os empréstimos para a China Securities Finance foram feitos, mas informou que eles foram disseminados pelo mercado interbancário.

O programa para apoiar o mercado gerou críticas dentro e fora do país. Funcionários do banco presentes na entrevista coletiva disseram que os créditos para a China Securities Finance foram "relativamente pequenos", na comparação com os empréstimos de outros bancos estatais realizados para outras companhias que emprestam para a compra de ações. Também disseram que o empréstimo para as companhias que compram ações totalizaram entre 50 e 60 bilhões de yuans. As fontes do banco também disseram que a volatilidade do mercado tinha pouco impacto sobre as operações do banco ou suas subsidiárias. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda