Economia

China: governo libera fundo de pensão para investir em ações

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Conselho de Estado da China abriu as portas para que o principal fundo de pensão do país invista no mercado acionário local, informou a agência estatal de notícias Xinhua. O fundo, que no fim de 2014 contava com patrimônio de 3,5 trilhões de yuans (US$ 547 bilhões), poderá aplicar até 30% de seus recursos em ações.

A medida é mais uma tentativa de Pequim de estimular a economia e minimizar a volatilidade nas bolsas chinesas. Além de operar ações, o fundo também poderá investir em outros tipos de produtos financeiros e participar de projetos e compras de participação em empresas estatais para receber dividendos.

Em documento publicado hoje, o Conselho de Estado chinês ressaltou, entretanto, que "a gestão do fundo deve priorizar a segurança e o firme controle de riscos".

O principal fundo de pensão da China responde por quase 90% do total de recursos destinados à seguridade social do país, de acordo com a Xinhua. Ele começou a operar no início dos anos 1990 e recentemente tem despertado preocupações porque seu rendimento nos últimos anos, em torno de 2% ao ano, tem ficado abaixo da inflação. (Francine De Lorenzo - [email protected])

Pontos moeda