Economia

China pede a corretoras que ajudem a estabilizar mercados acionários

Redação Folha Vitória

Pequim - A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, pela sigla em inglês) informou hoje que orientou corretoras e empresas de gestão de fundos do país a ajudarem para a estabilização dos mercados acionários, que enfrentam uma forte onda de volatilidade há várias semanas.

Em reunião com representantes do setor, Zhang Yujun, vice-presidente do regulador, pediu uma supervisão mais abrangente das operações de margem - em que empréstimos são tomados para a compra de ações - de forma a limitar os riscos de mercado.

Zhang também disse aos corretores que garantam que as operações de margem estejam em linha com sua força de capital, condições de liquidez e capacidade de gestão de riscos, segundo comunicado divulgado pelo CSRC.

Além disso, Zhang alertou que os corretores não podem fornecer recursos ou qualquer outro tipo de auxílio para os chamados "fundos coletivos", que têm sido utilizados para financiar operações de margem, e que proíbam vendas a descoberto "maliciosas".

As bolsas chinesas vivem um forte período de turbulência desde meados de junho, apesar de agressivas medidas de estímulo adotadas por Pequim. Em julho, o mercado acionário de Xangai, o principal da China, teve desvalorização acumulada de 14%, seu pior desempenho mensal desde agosto de 2009. Nesta sexta-feira, o índice Xangai Composto fechou em alta de 2,3%, a 3.744,21 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, avançou 3%, a 2.177,15 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda