Economia

Produção industrial encolheu em junho em 7 de 14 regiões pesquisadas pelo IBGE

Redação Folha Vitória

Rio - A redução de ritmo observada na produção industrial nacional na passagem de maio para junho foi acompanhada por sete dos 14 locais pesquisados, com recuos mais intensos registrados no Rio Grande do Sul (-2,3%), na Região Nordeste (-1,1%), no Amazonas (-1,1%) e em Santa Catarina (-1,0%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira, 7

Em São Paulo, parque industrial mais diversificado do país, a queda na produção foi de 0,8%, acima da média nacional (-0,3%). Minas Gerais (-0,5%) e Rio de Janeiro (-0,2%) completaram o conjunto de locais com índices negativos em junho ante maio, enquanto Goiás (0,0%) repetiu o patamar registrado no mês anterior.

Por outro lado, Pará (2,9%), Ceará (2,6%) e Bahia (2,2%) assinalaram os avanços mais elevados. Pernambuco (1,4%), Espírito Santo (1,1%) e Paraná (0,8%) também mostraram taxas positivas nesse mês.

Na comparação com junho de 2014, a queda de 3,2% na produção foi acompanhada por sete dos 15 locais pesquisados nesta comparação. Em São Paulo, o ritmo de baixa foi quase o triplo, com recuo de 9,2% neste confronto.

Pontos moeda