Economia

Autoridade do Japão alerta para alta do iene impulsionada por especulação

Redação Folha Vitória

Tóquio - O vice-ministro das Finanças para assuntos internacionais do Japão, Masatsugu Asakawa, alertou nesta quarta-feira para "uma ação firme" para combater a valorização do iene, uma vez que a moeda japonesa mais forte tem prejudicado os esforços renovados por parte do governo e do banco central para revitalizar a economia.

"Meu entendimento é que houve movimentos que são bastante tendenciosos, unilateral e orientado por uma especulação", disse Asakawa a repórteres após uma reunião com autoridades do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês).

"Vamos ter a maior atenção possível (com o iene) e acompanhá-lo intensamente para garantir que os movimentos impulsionados pela especulação não vão acelerar e, se necessário, vamos tomar medidas firmes" em conformidade com os acordos entre as principais economias, disse Asakawa. Ele estava se referindo a uma visão compartilhada entre o G-7, o grupo das economias mais industrializadas do mundo (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Canadá) e do G-20 ( os 20 países mais desenvolvidos e industrializados do mundo), de que o excesso de volatilidade e os movimentos desordenados das taxas de câmbio ferem as economias.

Os investidores têm levado o iene para cima após o anúncio de ontem sobre os gastos do governo e emissão de dívida, o que levou o dólar a escorregar de volta para abaixo do nível psicologicamente importante de 100 ienes. O mercado esperava valores maiores do que os 28 trilhões de ienes (cerca de US$ 277 bilhões) anunciados. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda