Economia

Cachoeiro Stone Fair: empresa apresenta novidades para corte de pedras

A empresa é pioneira no Brasil a produzir a máquina para corte de chapa de mármore e granito. O corte é feito com fios diamantados, e a máquina é ecologicamente correta

Segundo o diretor Gervário Ramos, a empresa está no mercado há 14 anos e é líder de mercado em seu segmento Foto: ​Alissandra Mendes

A 42ª da Cachoeiro Stone Fair – Feira Internacional do Mármore e Granit de Cachoeiro de Itapemirim, conta com mais de 200 expositores de todas as partes do Brasil. Uma das empresas participantes é a Ramos Universo, de Santa Catarina, que é fabricante da máquina multifios, usada para corte de chapa de mármore e granito. 

Pioneira a produzir o maquinário, que fazem o corte a fio diamantado, a empresa está no mercado há 14 anos. “Nossa empresa começou trabalhando com pedra ardósia para mesa de bilhar, e exportávamos para os Estados Unidos. Devido à crise imobiliária lá, migramos para o ramo de máquinas, sendo que naquela época não tínhamos grandes conhecimentos”, relembra o diretor Gervásio Ramos.

Há sete anos no mercado, a empresa é líder de venda e quantidade de máquina. “No Espírito Santo é onde se concentra a maior quantidade de máquinas. Essa máquina é a verdadeira revolução. Um bloco de granito que se levava em torno de quatro a cinco dias para serrar com os teares convencionais a nossa máquina faz em três horas. Como hoje o fio diamantado está com o preço reduzido, é mais atrativo”, explica o diretor.

A máquina multifios para corte de mármore e granito é vendida para empresas do estado Foto: ​Divulgação

A máquina de 72 fios foi lançada em fevereiro deste ano durante a Vitória Stone Fair. “Para Cachoeiro trouxemos a máquina de 72, mas com grandes modificações. Hoje, ela trabalha na base de polímeros, ao invés do rolamento, que dura três anos e tem um custo bem reduzido. Estamos fazendo um preço diferenciado, como sempre fazemos na época de fechamento da Feira, apesar de toda a crise”, continua.

Gervásio explica que a operação é simples. “Dois funcionários tocam a máquina, sem esforço. Ela tem a automação necessária e se torna uma máquina atrativa, já que o preço é bem menor que as importadas. Ela economiza tempo e energia. Ecologicamente é uma máquina mais correta, já que a máquina só usa água pura”, ressalta Ramos.

A empresa oferece serviço de manutenção no Espírito Santo. “Temos ponto de apoio com nove pessoas que fazem o atendimento na região, além de um almoxarifado com as peças que precisam ser substituída imediatamente”, completa o diretor.

Cachoeiro Stone Fair

A programação da Cachoeiro Stone Fair segue até sexta-feira (26), no parque de exposições de Cachoeiro Foto: ​Alissandra Mendes

Nesta quinta-feira (25), o ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) visitará os estandes da 42ª Cachoeiro Stone Fair. Também nesta quinta, a arquiteta Liliam Araújo ministra a palestra: ‘Novos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15575 para o uso de rochas ornamentais na Construção Civil’. O tema aborda os novos parâmetros e requisitos técnicos para as edificações.

Já os lojistas do segmento de materiais de construção podem conferir a palestra “Inovando seu ponto de venda com mármores e granitos”, além de conhecer uma linha de produtos acabados de mármore e granitos feitos para potencializar os negócios na rede de lojas de materiais de construção.

A Feira conta com um espaço de 30 mil metros quadrados que reúnem mais de 200 expositores nacionais e internacionais com um mix de novidades em máquinas, equipamentos e insumos, lançamentos de mármores, granitos e pedras translúcidas. A programação segue até sexta-feira (26).

Pontos moeda