Economia

China se aproxima de lançamento de mercado de CDS no país

Redação Folha Vitória

Xangai - A China está próxima de lançar sua própria versão da popular ferramenta que protege investidores em caso de falências, o credit default swap (CDS). De acordo com três pessoas próximas ao assunto, a Associação Nacional de Investidores do Mercado Financeiro Institucional, o órgão regulador do país, consultou grandes bancos e corretoras nas últimas semanas sobre o lançamento do produto.

A medida chega no momento em que a segunda maior economia do mundo luta contra a desaceleração do crescimento e um número recorde de empresas que estão dando calotes em suas dívidas. O CDS é uma proteção contra o não pagamento de títulos ou empréstimos, disseram essas pessoas.

O regulador, que supervisiona o mercado de US$ 8,5 trilhões de bônus interbancários da China, fez o rascunho do projeto e padronizou os contratos do produto, que nas últimas duas décadas se tornou uma ferramenta chave dos mercados financeiros para fazer hedge contra dívidas soberanas e corporativas.

O lançamento das regras para CDS reflete pressões sofridas pelo governo em Pequim, que tenta atrair investidores do mundo todo para seu mercado de títulos em meio a uma alta dos calotes. O mercado doméstico de bônus já registrou 39 defaults, totalizando cerca de 25 bilhões de yuans (US$ 3,8 bilhões) este ano, mais do que em todo o ano passado.

"Caso (o plano de lançamento do CDS) seja bem implementado na China, ele certamente será uma grande ajuda para investidores", disse Wang Ming, da Shanghai Yaozhi Asset Management. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda