Esther George, do Fed, defende retomada de elevação de juros de forma gradual
São Paulo - A presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Kansas City, Esther George, disse que está na hora de a instituição voltar a elevar seus juros básicos, segundo a CNBC.
Em entrevista à emissora norte-americana, George disse que "retirar um pouco da acomodação seria apropriado", mas defendeu que eventuais apertos na política monetária ocorram de forma gradual.
Segundo George, que tem direito a voto nas reuniões do Fed este ano, o BC norte-americano só não agiu ainda porque alguns dados econômicos recentes causaram dúvidas entre seus dirigentes.
George disse ainda à CNBC que a economia dos EUA deverá crescer 2% este ano, embora tenha desacelerado no primeiro semestre. Nesta segunda metade de 2016, o crescimento poderá chegar a 3%, notou George, acrescentando que a inflação recente dos salários sugere que os consumidores estão em posição de gastar.
George também previu que a eleição presidencial de novembro nos EUA não afetará a política do Fed.
Autoridades do Fed se reúnem a partir de hoje no simpósio anual da instituição em Jackson Hole (Wyoming), em evento patrocinado pelo Fed de Kansas City. Amanhã, está previsto discurso da presidente do Fed, Janet Yellen. Com informações da Dow Jones Newswires.